Pessoas com deficiência, negros, indígenas e LGBTQIAPN+ O edital Cultura Plural contemplará espetáculos inéditos e não inéditos de diferentes propostas estéticas, como teatro, dança e circo, que circularão pelas unidades do Sesi-SP no Estado
FOTO: Divulgação

O Sesi-SP está com inscrições abertas para seu edital de artes cênicas que contemplará produções teatrais que promovam o protagonismo de artistas com deficiência, artistas negros, artistas indígenas e artistas da comunidade LGBTQIAPN+, tanto em atuação no espetáculo quanto nas atividades de produção e direção da peça. Os interessados terão até 17 de janeiro para inscrever projetos de espetáculos inéditos e não inéditos de diferentes propostas estéticas, como teatro, dança, circo, teatro de formas animadas, teatro performativo, e outros formatos das artes da cena.
Podem participar do edital pessoas físicas de todo o território nacional, sendo que o proponente deverá sempre indicar uma pessoa jurídica (empresa ou cooperativa) para o representar perante o SESI-SP (incluindo cooperativas e MEI, sediados no Brasil). Já os espetáculos poderão ser destinados para os públicos infantil, infantojuvenil ou juvenil e adulto. O proponente pode inscrever quantos projetos desejar, sendo que estes concorrerão entre si. A temática é de livre escolha.
O edital Cultura Plural teve sua primeira edição em 2023. Na ocasião, contemplou grupos formados por artistas com deficiência. Em sua segunda edição, ele deve abranger mais representatividades de artistas nas atividades. “Este Chamamento visa à seleção de projetos que priorizem a participação majoritária e que incentivem o protagonismo de artistas com deficiência, artistas negros, artistas indígenas e artistas LGBTQIAPN+, enquanto também permite a inclusão de pessoas que não se enquadrem nessas categorias, desde que não ocupem papéis de liderança ou direção nos projetos”, ressalta Eliane Rocha, analista de Atividades Culturais do Sesi-SP.
“Nossa missão é viabilizar a equidade de oportunidades para uma maior diversidade de artistas, enquanto estimulamos a produção de obras originais e a difusão de espetáculos, e formamos novas plateias para as Artes Cênicas”, finaliza Débora Viana, gerente executiva de Cultura da instituição.
O link para pleitear é o: https://evento.sesisp.org.br/chamamentoculturaplural2025/.
EXPECTATIVA
O resultado do edital sai em 3 de junho. Os espetáculos aprovados farão parte da programação cultural das unidades do Sesi-SP pelo Estado a partir do segundo semestre de 2025 e durante todo o ano de 2026, podendo, ainda, ser encenados em locais parceiros determinados pela entidade.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.