Setecidades Titulo Memória
PARANAPIACABA. Patrimônio da Humanidade Sistema funicular é a saída. E o modelo vem da Itália.

Memória sempre defendeu a ideia de que é preciso pensar seriamente na recuperação do sistema funicular como meio de transporte e incremento ao turismo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/01/2025 | 08:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

“Paranapiacaba pleiteia na Unesco título de Patrimônio Mundial da Humanidade”.

Cf. Diário do Grande ABC, 3 de janeiro de 2025.

A cremalheira, inaugurada em 1974, ofuscou o sistema funicular, que ainda resistiu até 1996.

RETROSPECTIVA

Na entrevista concedida ao DGABC-TV por ocasião do aniversário da cidade, em 8 de abril de 2019, o prefeito Paulo Serra (PSDB) considerou a obra de recuperação do sistema funicular importante. E sugeriu que a iniciativa privada seja envolvida.

Cf. Memória, 24-4-2019.

O sistema funicular exigiria um grande investimento inicial. Poderia se pensar e concretizar uma concessão por não sei quantos anos. Faz-se um leilão. Envolvem-se empresas internacionais.

Professor e engenheiro Jorge Cintra, então presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Idem.

A página Memória já mostrou Bergamo, na Lombardia, e o sistema funicular local, num percurso de meros 240 metros, equipamento importante quando a Unesco tornou a cidade patrimônio da humanidade.

Um sistema, na Itália, semelhante ao de Monte Serrat, em Santos, numa subida também de apenas 240 metros.

E o antigo funicular de Paranapiacaba, vencendo 796,6 metros de altitude, com seus 11 quilômetros e 827 metros, é infinitamente maior, com uma paisagem única, deslumbrante.

A economia do Grande ABC, e de São Paulo, passa por aí.

Ibidem.

Crédito do PDF – Banco de Dados

RECEITA. Reportagem especial publicada pelo Diário em 15 de junho de 1997: sistema funicular foi de fundamental importância para que Bergamo, na Itália, fosse declarada patrimônio da humanidade

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 8 de janeiro de 1995 – Edição 8905

MANCHETE – Estação de Santo André vende droga dia e noite.

Comércio era feito sem qualquer tipo de repressão; polícia alegava não ter efetivo suficiente para repressão.

A repórter-fotográfica Carla Rio flagrava abordagem no local e na legenda da foto informava-se que a compra de drogas era quase sempre feita por intermediários.

Reportagem: Gonzalo Navarrete.

Canta Itália

Músicas, notícias e quadros voltados à velha Bota.

No Momento Memória, a exposição “O italiano em São Bernardo”, realizada em outubro de 1989.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, ao vivo, 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

HOJE

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia. Em nome de toda a categoria, saudamos Claudinei Plaza, Celso Luiz, André Henriques e Denis Maciel, brilhantes repórteres-fotográficos do Diário.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Paraná, hoje é o aniversário de Bom Sucesso do Sul e Manoel Ribas.

E mais: Caetanos (BA) e Tuntum (MA). 

Santo Antônio de Categeró

8 de janeiro

Foi um escravo no norte da África, no fim do século XV. Na terra natal praticou a religião chamada islamismo, que foi fundada por Maomé. Depois se converteu ao cristianismo.

Ilustração: Arquidiocese de São Salvador da Bahia 

Arte: Paulo César Nunes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;