Esportes Titulo
Brasileiro conquista ouro inédito no Mundial de Judô
Do Diário OnLine
Com AFP
10/09/2005 | 15:22
Compartilhar notícia


O gaúcho João Derly conquistou neste sábado a primeira medalha de ouro da história do país em um Mundial de Judô. Na competição disputada no Cairo (Egito), o atleta bateu o japonês Masato Uchishiba, campeão olímpico em Atenas, na final.

Derly venceu na categoria meio-leve, para atletas de até 66 quilos. Ele bateu Uchishiba na decisão por ippon. O brasileiro começou a luta com muita determinação e não demorou para defini-la. O japonês era o franco favorito no combate.

O judoca brasileiro, de 24 anos, começou a escrever sua história no judô brasileiro ao chegar à final vencendo, também com um ippon, o golpe perfeito, o georgiano David Margoshvili. Ele já havia garantido ao menos a prata.

O primeira vitória de Derly foi contra o australiano Andrea Mitterfellner. Depois, o brasileiro aplicou um ippon no zambiano Ackson Mulemwa. A luta seguinte, com novo triunfo, foi contra o húngaro Miklos Ungvari. O cubano Yordanis Arencibia foi a vítima na luta seguinte.

Derly e Masato Uchishiba já tinham lutado na categoria até 60 quilos. Em Atenas, o japonês mudou de categoria e foi campeão olímpico. Derly, que tinha dificuldade para manter o peso, subiu também para a de até 66 quilos.

Campeão Mundial Sub-20 no ano 2000 e atual campeão pan-americano, Derly se firma como uma das mais fortes promessas do judô brasileiro para os Jogos Olímpicos da China, em 2008.

As medalhas de bronze ficaram com o iraniano Arash Miraesmaili (que derrotou o georgiano David Margoshvili) e o húngaro Miklos Ungvari (que venceu o espanhol Oscar Penas). A medalha do judoca gaúcho é a segunda do Brasil no mundial egípcio. A primeira, de bronze, foi conquistada pelo meio-pesado Luciano Correa.

João Derly Junior é o segundo judoca brasileiro que chegou à final em um mundial. O primeiro foi Aurélio Miguel, que ficou com a medalha de prata. Miguel foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;