ouça este conteúdo
|
readme
|
Conversando aqui e ali com roteiristas mais experientes, a opinião, em relação às novelas atuais da Globo, é quase sempre a mesma: é preciso rever a estrutura moldada para esses trabalhos.
“Não adianta simplesmente trazer o Aguinaldo de volta e não oferecer todas as condições para colocar o seu projeto no ar”, disse um deles, só como exemplo.
Assim como definir elencos por mérito e não para efeito de lacração.
Discussão aprofundada da história, para evitar situações constrangedoras – o público, hoje, está mais exigente e não compra qualquer coisa.
O autor precisa acompanhar os ‘cortes’ de sua obra, se necessários, e participar de tudo, dar sua opinião, para que tais ações não comprometam o resultado.
Isso remete até a casos supostamente ocorridos nas novelas gravadas recentemente pela Max/HBO, mas que acontecem aos montes. A empresa teria decidido por cortes em setores desses projetos, sem consultar a equipe, provocando revolta e desligamentos.
Não é à toa que, vez ou outra, aparece alguém dizendo: “Eu não escrevi isso”.
Coletar dados sobre o público do horário também se torna fundamental. É uma receita de bolo. Todos os ingredientes são absolutamente necessários e indispensáveis. A Globo já foi muito boa nisso!
TV tudo
Vai na certeza
Em relação a este 2025 já em curso, percebe-se que a Globo, na sua principal faixa de novelas, às 21h, se cercou de alguns indispensáveis cuidados. Depois de Vale Tudo, virão trabalhos do Aguinaldo Silva e Glória Perez, em ordem de entrada que ainda será estabelecida. Autores que inspiram confiança.
Famílias do Brasil
A partir de fevereiro, Regina Casé começa a trabalhar no desenvolvimento de novos episódios para o Tô Nessa!, com o time de redatores. Como proposta, que cada temporada retrate os perrengues de uma família de diferentes regiões do País. Na segunda temporada, a ideia é que a família seja de São Paulo. Mudanças na equipe também deverão ser anunciadas.
Broto legal
A TV Aparecida adquiriu os direitos de exibição do filme Um Broto Legal, que tem Marianna Alexandre e Murilo Armacollo como protagonistas, mais Petrônio Gontijo, Cláudio Fontana, Felipe Folgosi e Paulo Goulart Filho em seu elenco. A exibição, dia 17, às 21h15, fala sobre a trajetória da cantora Celly Campello.
Jornalismo
Vitor Brown, com passagem marcante pela TV Jovem Pan, tem sua estreia confirmada para segunda-feira, no Edição da Noite, do BandNews TV. A sua contratação foi antecipada pelo TV Pop.
Rádio
Baseada em fontes muito seguras, a coluna pode assegurar que a rádio Capital, em São Paulo, contratou os serviços de uma consultoria para sanear a empresa. E que o objetivo principal deste trabalho é preparar tudo para a sua venda. A coluna procurou pessoas diretamente envolvidas com este processo, mas não teve retorno.
Estreia
Vai ao ar, a partir do dia 22, o Casa de Verão no GNT, com Eliana recebendo vários convidados para conversas bem informais e reveladoras. Entre outros nomes, Thiaguinho, Fátima Bernardes, Xuxa e Gominho, Claudia Raia, Michel Teló e Thaís Ferçoza.
Ficou assim
Na Warner Channel, TV paga, a série Cobra Kai tem estreia programada para o próximo dia 17, às 22h30. Já a temporada de despedida, na Netflix, entra no ar dia 13 de fevereiro.
Situação de momento
Data hoje, não tem ainda nada decidido na Band sobre quem irá assumir a direção do Melhor da Tarde, da apresentadora Cátia Fonseca, após a saída de Rodrigo Riccó. Tudo bem que teve o Natal, Ano Novo, mas é bom já dedicar a isso maior atenção. O programa retorna, ao vivo, no fim do mês. Voltar como terminou a última temporada será completamente estranho.
Deu o start
O Jornal Nacional, em sua edição do dia 1º, deu início, oficialmente, às comemorações dos 100 anos do jornal O Globo, 80 anos da Rádio Globo, 60 da TV Globo, 25 anos do Valor Econômico e da globo.com e os 10 anos do Globoplay. Matérias especiais sobre alguns desses principais acontecimentos serão levadas ao ar todas as noites.
Bate-Rebate
- Atention, plus: janeiro será um mês de fortes emoções e novidades na Record.
- Se ainda não forem colocadas ao público, pelo menos já serão decididas pela sua direção.
- José Luiz Datena em seus últimos dias de folga no SBT.
- A sua volta, ao vivo, no Tá na Hora já será na próxima segunda-feira.
- Depois das saídas de Rodrigo Faro e Raul Gil, cabe a pergunta: o que será dos programas de auditório em 2025?.
- O que se percebe em alguns, que heroicamente resistem, é a falta de melhores investimentos das emissoras.
- Os custos de produção são naturalmente altos, mas o retorno, quando bem feitos, é altamente compensador.
- Natural que, a partir de agora, o comando da Globo passe a dedicar especial atenção à novela Três Graças, escrita por Aguinaldo Silva.
C’est fini
O festival Verão Maior Paraná, agora com transmissão de Band e SBT, vai rolar entre 10 de janeiro a 22 de fevereiro. A emissora do Morumbi escalou Lívia Nepomuceno para esse trabalho, enquanto a da Anhanguera, Gabi Cabrini e Fofoquito. Cada uma concentrando sua ação em datas diferentes. Entre as muitas atrações, Jota Quest, Titãs, Alexandre Pires, Zezé Di Camargo e Luciano, Michel Teló, Péricles e Gustavo Mioto. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Colaborou José Carlos Nery
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.