Economia Titulo
Brasil pode ter safra recorde de grãos em 2004/2005
Do Diário OnLine
Com Agências
27/10/2004 | 15:40
Compartilhar notícia


O Brasil pode ter uma produção recorde de grãos na safra 2004/2005. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a colheita deve ficar entre 128,9 milhões e 130,9 milhões de toneladas.

"Os dados que dispomos por enquanto indicam a possibilidade de uma safra recorde de grãos, próxima de 131 milhões de toneladas de grãos, com ênfase para recorde em soja e algodão", destacou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

O volume representa uma alta entre 9,6 milhões e 11,6 milhões de toneladas na comparação com a safra de 2003/2004, que foi de 119,3 milhões de toneladas. Foram pesquisadas 12 culturas agrícolas como algodão, arroz, feijão, milho, soja e trigo.

A colheita de soja, por exemplo, deve ficar entre 59,5 milhões e 60,8 milhões de toneladas, dos quais cerca de 20% serão de produtos transgênicos. Em relação à safra passada, essa estimativa representa uma alta entre 9,7 milhões e 11 milhões de toneladas.

O levantamento foi feito por 60 técnicos com 1.270 entrevistados em 450 municípios, entre os dias 3 e 9 deste mês.

Área- Segundo o ministro da Agricultura, o crescimento da área plantada será de, no máximo, um milhão de hectares — e não os três milhões projetados pelo governo. "Isso mostra que os produtores rurais já têm claro que haverá uma redução de renda, em função dos custos ascendentes e da queda do preço das principais comódites".

Rodrigues explicou que este primeiro levantamento foi feito criteriosamente em todos os Estados produtores. Ele disse que levou-se em consideração "a produtividade média dos últimos cinco anos, extraídos os picos de cima para baixo e colocando ainda um redutor tecnológico em função de que haverá uma redução do consumo de fertilizantes de mais de 1 milhão de toneladas em relação ao ano passado".

Para o ministro, esta "é uma expectativa realista" que pode mudar ao longo do tempo em função das condições de clima, do padrão tecnológico adotado e até mesmo da consolidação da efetiva área plantada.

Sobre a questão da logística, o ministro da Agricultura salientou à Agência Brasil que o governo está atendo a quatro pontos principais: portos, armazenagem, rodovias e ferrovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;