Economia Titulo
Dieese: crescimento econômico propiciou melhores reajustes salariais
Do Diário OnLine
Com Agências
26/08/2004 | 20:48
Compartilhar notícia


Estudo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) revelou que o crescimento da economia gerou, este ano, melhores aumentos e reposições salariais para o trabalhador com carteira assinada.

No primeiro semestre, 79,4% dos acordos salariais tiveram reajustes iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) — índice utilizado como parâmetro em grande parte dos acordos. Já no ano passado, 58,1% das negociações obtiveram aumentos salariais abaixo do INPC.

Considerando o ICV (Índice de Custo de Vida), 90,5% dos acordos possibilitaram ganho real de salários aos trabalhadores. Nesse caso, apenas uma categoria teve reajuste igual ao índice.

As melhores negociações foram obtidas em abril, quando 95,2% dos acordos e convenções estabeleceram reajustes iguais ou acima do INPC. O pior mês foi o de janeiro (que registrou a maior inflação anualizada, de 10,38%), quando 52,8% das negociações conseguiram índices abaixo do INPC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;