Cultura & Lazer Titulo
Fotos e filmes sobre saúde do início do século XX são recuperados
Do Diário OnLine
21/02/2006 | 13:21
Compartilhar notícia


O Instituto de Saúde e a Cinemateca Brasileira firmaram uma parceria para recuperar 257 rolos de filmes e cinco mil fotografias da primeira metade do século XX relacionadas à saúde. A Cinemateca fará ainda neste mês um diagnóstico sobre os materiais que poderão ser recuperados.

O trabalho, que inclui a recuperação de documentos, objetos e imagens, faz parte da reorganização do Centro Técnico de Preservação da Memória da Secretaria. Os filmes registram, basicamente, os trabalhos de controle de doenças, como tuberculose, malária, Mal de Chagas e hanseníase, atendimento no Hospital Psiquiátrico do Juquery, práticas de enfermagem e inauguração de novos serviços.

Além da recuperação de fotos e filmes, a Secretaria está em fase final de obras de restauro no Museu Emílio Ribas, localizado no Bom Retiro. O prédio, construído em 1893 e tombado pelo patrimônio histórico na década de 80, ficará pronto e será reaberto neste semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;