Cultura & Lazer Titulo
Cultura estréia série da BBC sobre ciência e tecnologia
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
06/01/2007 | 18:05
Compartilhar notícia


A série de documentários Explorations I sobre ciência e tecnologia estréia neste domingo na TV Cultura às 23h30. Criada pela BBC inglesa em 2003 e exibida no Brasil pelo canal pago National Geographic, já está na terceira temporada. A Cultura exibe a primeira temporada. Viagens, comunicações, evolução e cultura humana são alguns dos assuntos.

Neste domingo, o tema O Poder do Corpo e da Mente. O potencial físico e os limites da resistência humana são combinados com avanços nas pesquisas que desenvolvem a performance. A abordagem inclui como o cérebro comanda o corpo, como este influencia na mente e como a nanotecnologia (combinação de biologia com eletrônica subatômica) pode incrementar ações humanas.

A questão central do programa é a criação de cérebros e corpos artificiais. Entre a descoberta do DNA em 1953 e da possibilidade de inteligência artificial em computadores em 1947, ainda há um quê de ficção científica aliada a resultados práticos na busca pela ‘genética perfeita’ dos robôs. Busca que carece de discussões éticas profundas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;