Internacional Titulo
Senado confirma nome de novo procurador-geral dos EUA
Da AFP
09/11/2007 | 11:54
Compartilhar notícia


O senado americano confirmou a nomeação do juiz Michael Mukasey como novo procurador-geral dos Estados Unidos, apesar da polêmica que o magistrado gerou ao se recusar a dar sua opinião sobre a legalidade da simulação de afogamento nos interrogatórios dos presos.

Mukasey foi confirmado na noite de quinta-feira com 53 votos a favor e 40 contra no Senado dominado pela oposição democrata, o apoio mais fraco obtido por um procurador-geral no Congresso desde 1952, segundo o jornal The Washington Post.

Em um comunicado após a votação de confirmação, Bush agradeceu ao Senado e descreveu Mukasey como "um homem de caráter forte e integridade", que "será um extraordinário fiscal geral".

"Agora que o juiz Mukasey foi confirmado, desejo trabalhar com o Senado para preencher outros cargos no departamento de Justiça, de modo que Estados Unidos tenham a equipe de segurança nacional mais forte neste tempo de guerra", disse o presidente.

Métodos- As simulações de afogamento foram denunciadas como práticas comuns nos interrogatórios americanos depois dos atentados de 11 de Setembro para obter informação dos presos na denominada "guerra contra o terrorismo".

No entanto, o governo se negou a precisar quais são os métodos que a CIA utiliza em seu programa de detenção e interrogatórios depois dos atentados de 2001 contra Washington e Nova York.

Mukasey, por sua vez, disse que este método era "repugnante e possivelmente passava do limite admissível", mas não se pronunciou especificamente sobre sua legalidade.

O novo secretário de Justiça, de 66 anos, prometeu apenas em particular a vários senadores que respeitaria uma proibição explícita destas práticas pelo Congresso.

Perfil- Especialista em questões de segurança nacional, Mukasey vai suceder a Alberto Gonzales, um dos mais fiéis colaboradores de Bush e grande advogado de sua "guerra contra o terrorismo", forçado a renunciar em 27 de agosto depois de uma polêmica pela destituição de vários fiscais federais.

Mukasey foi juiz federal em Nova York durante 19 anos e é próximo ao célebre ex-prefeito desta cidade e agora pré-candidato republicano à presidência, Rudy Giuliani.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;