Artistas de Ribeirão e Rio Grande da Serra conquistam o Prêmio 5lemento Hip Hop na Capital
ouça este conteúdo
|
readme
|
Colocando a cena Hip Hop do Grande ABC em destaque, Preto W.O. de Ribeirão Pires. e Batalha do Escuro. de Rio Grande da Serra, foram vencedores do Prêmio 5lemento Hip Hop, no último dia 6.
O Matilha Cultural, localizado na região central de São Paulo, foi palco da 6ª edição do evento, realizado em parceria com o Projeto PodeRaps&PodeCasts, no qual é celebrada a cultura hip hop com a presença de finalistas e fãs da cena urbana.
O 5lemento Hip Hop recebeu, no total, 103.764 votos populares, que elegeram os vencedores em 15 categorias do prêmio.
Willians Freire de Oliveira, 45 anos, conhecido artisticamente como Preto W.O., é morador de Ribeirão Pires e já tem 30 anos de carreira. Em conversa com o Diário, ele relembra que a paixão pelo hip hop começou por volta dos 7, 8 anos, quando passava as férias na casa de sua tia. “Meu primo tinha vários discos. Tive acesso aos da Def Jam, Fat Boys, JJ Fads, 2 Live Crew, entre outros. Me encantei com as batidas e as levadas dos MCs. Passado um tempo tive acesso aos primeiros discos de rap nacional. Aí realmente tive certeza que era aquilo que eu queria fazer”, explica.
Na noite da premiação, Preto W.O. conquistou 33.559 votos, cerca de 32,3%, e levou para casa o troféu de Show do Ano. Em 2024, W.O. ele levou suas apresentações a cidades tanto do Grande ABC quanto do Alto Tietê, Região Metropolitana e Interior de São Paulo, além de Minas Gerais.
A respeito do show vencedor do prêmio, o artista conta como foi pensada a montagem e quais foram as principais inspirações. “Atrelo toda obra a um único universo. Quando eu penso em fazer um disco, já imagino o show, como as músicas vão conversar umas com as outras no palco, como as pessoas vão receber e interpretar a mensagem. Eu sou da velha escola do rap, aprendi muito vendo como os Racionais, Thaíde, Apocalipse 16 montavam e faziam”, afirma.
Outra categoria que premiou a região do Grande ABC foi a de Batalha de Rima, na qual a Batalha do Escuro, de Rio Grande, levou a melhor com 36.551 votos, o equivalente a 35,2%. De acordo com Lucca Silva, 20 anos, um dos organizadores da batalha, a BDE, como também é conhecida, surgiu em junho de 2023, após outro movimento tradicional da cidade encerrar as atividades. Fundada pelos artistas da cidade, MC Orelha, Gaby e Nemzinho, a Batalha do Escuro começou “para dar continuidade ao movimento de batalha de rima e agregar no movimento hip-hop de Rio Grande da Serra”, explica Lucca.
Sobre o sentimento de receber o prêmio do 5lemento Hip Hop, Lucca destaca a importância da BDE, e a gratidão pelas pessoas que participam do evento que acontece todas as quintas-feiras (19h), na Praça da Bíblia. “Ficamos muito felizes, porque mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido no movimento e está gerando bons resultados e, com ele, estamos levando o nome da nossa cidade para longe. Fora que é ótimo saber que o pessoal gosta da batalha e se engajou na votação do prêmio”, conclui. Os interessados em frequentar o evento podem obter mais informações pelo instagram: batalhadoescuro.
Comanche conquista troféu de Single no Ano
Além dos representantes do Grande ABC, um dos destaques da noite de premiações foi o rapper Comanche, que conquistou o prêmio de Single do Ano com a música Positividade.
Com 67.427 votos, Comanche evidenciou o impacto da sua música nas pessoas e nas plataformas digitais. Lançado em 22 de março de 2024, o álbum que leva o nome da música, segundo o artista, transmite mensagens poderosas, unindo letras profundas e melodias cativantes.
Composto por cinco faixas: Mundo de Terror, Lute, Acredite e Tenha Fé, Positividade, Mar que Encanta e Saber Viver, o trabalho do rapper carioca é uma combinação de influências do reggae raiz, abordando temas como superação e a importância da resiliência.
Em entrevista exclusiva ao Diário, o artisca declara: “Ele (o prêmio) representa o reconhecimento do meu trabalho e da mensagem que busco transmitir por meio da música. É uma validação do esforço e da dedicação que coloquei na minha arte, e me motiva ainda mais a continuar criando e inspirando outras pessoas”, finaliza Comanche.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.