Em 1945, final da Segunda Guerra, quando chegou em Santo André, a menina Audila Ferrari Bottaro tinha 11 anos. Pronto, estava eleita a sua cidade
ouça este conteúdo
|
readme
|
Sábado, 14 de dezembro de 2024. Festa na casa dos Ferrari Bottaro. A matriarca completava 90 anos de idade.
Dia seguinte, “Memória” recebia uma mensagem da neta Amanda Bottaro Vital, com um pedido: “É uma mensagem que se possível gostaríamos de deixar para ela”.
Escreveu Amanda: Dilinha, que Deus te abençoe e a ilumine grandemente nesse novo ciclo que se inicia, e que você continue sendo essa mulher forte, guerreira, batalhadora e cheia de vontade de viver. Sua família te ama incondicionalmente.
Escreveu mais Amanda: Minha mãe é uma pessoa alegre e que ama a vida completamente. Ela é muito apegada à família e amigos. Um dos principais hobbies é fazer bolo. Ela possui várias receitas que deixam todo mundo com água na boca. Gosta de sair para tomar chope e caipirinha, sempre acompanhada de boas companhias. Dedica a vida pela família. Move céus e terras para ver aqueles que ela ama feliz.
AUDILA Ferrari Bottaro
O nascimento em Barra Bonita (SP), em 14 de dezembro de 1934.
Filha de Carolina Magrini Ferrari e Atílio Magrini.
Casada com Benedicto Bottaro.
Filhos: Gisele Aparecida Bottaro Vital e José Carlos Bottaro.
Netos: Ana, Luana, Amanda, Jaqueline e Murilo
Bisnetos: Victor Hugo e Zion.
PEDIDO DA MEMÓRIA
Dona Dilinha, envie uma receita dos seus bolos para os leitores desta página “Memória”.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 18 de dezembro de 1994 – Edição 8887
IMPRENSA – Diário recebia uma nova rotativa, Uniman, importada da Alemanha, com previsão de inauguração em fevereiro de 1995.
PONTO DE VISTA – Quem tem medo de São Paulo.
Até quando o presidente eleito, Fernando Henrique, poderá resistir aos coronéis do Nordeste?
Artigo: Tito Costa, jurista e vice-prefeito de São Bernardo.
FUTEBOL – Divanei Guazzelli entrevistava Edmundo, ídolo do Palmeiras:
Acabo sofrendo perseguição constante, por me enervar. É porque Edmundo dá “Ibope”.
Não entendo bem os critérios da convocação (Para a Seleção Brasileira). Estava bem e no final fiquei de fora.
MÚSICA – A banda Raimundus: show “Satírica”, no Aramaçan.
ELA & ELE – Salto agulha garante glamour às sandálias.
Os calçados altíssimos e com tiras ganhavam destaque no Verão e se transformavam numa opção sensal para passar as festas.
Reportagem de Heloísa Noronha, com fotos de Rivaldo Gomes.
E sua Casa da Memória
Um projeto ainda atual
A Casa da Memória da aniversariante Refinaria de Capuava se constituía num verdadeiro ecomuseu, com objetos e documentos, entre os quais, recortes desta página Memória.
A respeito, estimulando a Casa da Memória da Recap, “Memória” escrevia nos idos de 1995:
A história da Recap é muito parecida com a história brasileira contemporânea. Confunde-se com ela. Faz parte dela. Por estes lados do Grande ABC, a velha Refinaria União ocupou campos históricos de uma velha fazenda chamada Oratório. Antecipou a criação do parque industrial moderno da região. Trilhou os caminhos de 100 anos passados dos idealizadores da estrada de ferro São Paulo Railway, que venceram a Serra do Mar para transportar a produção cafeeira – no caso dos empresários da União, o transporte agora era do óleo cru.
Contas feitas, já lá se vão 29 anos do texto aqui em Memória. A esperança é que a Casa da Memória da Recap esteja em pleno funcionamento...
O voto distrital dava seus primeiros passos. Antonio Pizza, diretor da Repartição de Estatística do governo do Estado, apresentava esboço da divisão paulista em quatro distritos.
1 - Capital (incluindo a atual Grande São Paulo, da qual fazia parte o Município de São Bernardo), com uma população de 795.392 habitantes.
2 – Campinas, com 709.698 habitantes.
3 – Ribeirão Preto, com 561.990 habitantes.
4 – Botucatu, com 556.954.
A população do Estado ultrapassava os 2,6 milhões de habitantes.
NOTÍCIAS DE 1954
¦ O chá-mate Ildefonso patrocinava o programa “Natal Maravilhoso”, pela Rádio Bandeirantes. Para participar era preciso comprar o Mate Ildefonso e enviar à emissora os cupons encontrados.
¦ Estadão promovia campanha para leitura de livros, com ilustração legendada: “Corre o trem vertiginosamente sobre os longos trilhos. Detêm-se aqui e ali, em face da estaçãozinha obscura. Avança pela paisagem adentro. Aí é oportuna a presença do livro, que conduz suavemente o viajante às terras mais lindas, às imprevistas estações do sonho”.
No desenho aparecem vários passageiros. Um apenas, sorridente, com um livro aberto, deliciando-se. Os demais, enfadonhos, no aguardo do destino de cada um.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Maracaí e Santa Lúcia.
Na Paraíba, Arara e Gurinhém.
Em Santa Catarina, Armazém, Garopaba, Lebon Régis, Rio dos Cedros e Siderópolis.
No Paraná, Barra do Jacaré e Lunardelli.
No Mato Grosso, Canabrava do Norte, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Ubiratã, Querência e Santa Carmem.
No Amazonas, Careiro, Itamarati, Japurá, Juruá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Tapauá e Tasso Fragoso.
No Rio Grande do Norte, Coronel João Pessoa e Rafael Godeiro.
Na Bahia, Nilo Peçanha e Serra Preta.
E mais: Araxá (MG), Santa Vitória do Palmar (RS) e São João da Serra (PI).
Aniversário da emancipação política do Paraná.
Papa Anastácio I; Romano. 39º papa da Igreja Católica. Pontificado: 27-11-299 a 19-12-401.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.