Política Titulo São Bernardo
Danilo Lima faz balanço da presidência e cita projetos

Presidente do Legislativo de S.Bernardo enfrenta desafios para obter a reeleição

Natasha Werneck
13/12/2024 | 08:41
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


O presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (Podemos), encerra neste mês seu primeiro mandato como vereador e também o biênio no comando da Casa. O vereador concedeu ontem entrevista coletiva para apresentar balanço do mandato e destacar realizações que marcaram sua gestão. 

Entre os projetos citados pelo podemista está o Jovem Aprendiz, que une capaci-tação teórica com a experiência prática. “Temos 20 jovens na Câmara que sairão daqui com grande conhecimento sobre o Legislativo e administração”, afirmou. 

O presidente da Casa também mencionou iniciativas como o programa de estágios para estudantes de cursos técnicos e universitários, a revitalização do projeto Câmara de Portas Abertas, que recebeu cerca de 2.000 visitantes ao longo do último ano, e a implementação da Câmara Sustentável, que reduziu em 80% o uso de papel, modernizando o funcionamento interno. “Economiza recursos e contribui para o meio ambiente, tornando nosso trabalho mais ágil.” 

Outro ponto destacado por Danilo Lima foi a criação da Câmara para Empreendedores, espaço destinado a pequenos empresários para que exponham seus produtos e possam ampliar a rede de contatos. A iniciativa foi combinada com o fortalecimento da Escola da Cidadania – que, neste ano, realizou 35 atividades.

REELEIÇÃO 

Apesar do reconhecimento aos avanços de sua gestão, Danilo enfrenta desafios para sua possível reeleição à presidência da Casa. Segundo apurado pelo Diário, o grupo político que forma a base do prefeito eleito, Marcelo Lima (Podemos), não demonstra interesse em apoiar sua permanência. 

A definição sobre os nomes que vão compor o primeiro escalão, incluindo vereadores eleitos, também influencia as negociações do comando da mesa diretora.

Lançaram candidatura à presidência da Casa José Aurélio Bacelar de Paula, o Aurélio (Podemos); Josias Paz, o Gordo da Adega (Podemos), e Joilson Santos (PRTB). 

Questionado sobre seu desejo de continuar na presidência, Danilo afirmou que está à disposição do grupo político. “Onde enxergarem que sou o melhor para a cidade, eu estarei à disposição. O desejo de minha parte existe, mas vou pela decisão do grupo”, disse o podemista. 

A possível candidatura de Danilo a deputado em 2026 também interfere em sua reeleição à presidência. “Não estou pensando em eleição agora. Estou focado em 2025, no início do governo Marcelo e na retomada dos trabalhos legislativos”, garantiu Danilo.

INVESTIGAÇÃO

Sobre a investigação que corre na Câmara contra o vereador Paulo Chuchu (PL) por suposto abuso de poder (leia mais abaixo), Danilo avalia que é improvável encerrar o ano com um desfecho. “O mandato do vereador e, consequentemente, o processo se encerram no dia 31 de dezembro. Não há como julgar até essa data. É quase certo que o processo ultrapassará o prazo do mandato”, afirmou. “O importante é mostrar que tomamos uma iniciativa e agimos conforme acreditamos ser correto naquele momento”, completou o parlamentar.

Jornalista será ouvido por comissão processante

A comissão processante instaurada na Câmara de São Bernardo para apurar denúncia de abuso de autoridade contra o vereador Paulo Chuchu (PL) intimou o jornalista Artur Garcia Rodrigues para depor. O depoimento está marcado para hoje, às 13h30, no Plenário Lenildo de Freitas Magdalena (Plenarinho). 

O grupo investiga acusação de abuso de autoridade e suposta ameaça de Chuchu ao jornalista, ocorrida em agosto, durante o período eleitoral. A denúncia, apresentada pelo advogado Jaime Luís Fregel Colarte Castiglioni, relata que o vereador teria intimidado Rodrigues ao questionar seu voto e tocar em uma arma de fogo que carregava na cintura, embaixo da camisa. O jornalista registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso. 

Na defesa apresentada à comissão, Paulo Chuchu classificou as alegações como “infundadas” e alegou que o episódio foi “manipulado por adversários políticos” em meio à campanha eleitoral. O vereador, que foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Alex Manente (Cidadania), afirmou que a denúncia é uma tentativa de prejudicá-lo politicamente e que nunca manuseou a arma durante a sessão. 

O presidente da comissão, vereador Netinho Rodrigues (Podemos), destacou que os trabalhos estão sendo conduzidos em ritmo acelerado devido ao prazo para finalização do relatório antes do recesso legislativo. Além de Netinho, o grupo é composto pelos vereadores Estevão Camolesi (Cidadania) e Ana do Carmo (PT). 

Chuchu, que se candidatou a vice-prefeito, e perdeu, terá sua oitiva na próxima segunda-feira, às 9h. As imagens das câmeras de segurança que podem esclarecer o caso já foram liberadas à comissão e ao vereador, mas o liberal disse que ainda não teve tempo de assisti-las. “Garanto que não há qualquer imagem que comprove as acusações, que são uma narrativa fictícia criada durante a campanha eleitoral”, declarou ao Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;