Política Titulo
PT de Mauá confirma Hélcio como vice na chapa majoritária
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
28/03/2004 | 20:08
Compartilhar notícia


O líder do PT na Câmara, vereador Hélcio Antonio da Silva, foi escolhido domingo o candidato a vice-prefeito pelo partido na chapa encabeçada por Márcio Chaves Pires. Não houve disputa porque o seu adversário, o vereador José Luiz Cassimiro, desistiu de concorrer à vaga na última sexta-feira porque já previa a derrota. O encontro petista aconteceu domingo no Clube Independente, e houve apenas a aclamação do nome de Hélcio. Durante o evento, os 301 delegados também aprovaram a coligação com o PMDB e o PC do B.

Apesar desta escolha, Márcio disse que ainda há possibilidade de trocar o seu vice por alguém de outro partido. “No encontro, a militância sinalizou que se o PT for sair com chapa pura, será Márcio e Hélcio, mas o diálogo com outras forças (legendas) continuam e, se o partido entender que é melhor fazer uma composição, será feita. O Hélcio é um soldado do partido e abre mão”, afirmou Márcio, ao acrescentar que somente a convenção oficializará as candidaturas. Até agora, o que houve foram prévias.

Hélcio disse que é natural o partido continuar mantendo diálogo com outras legendas, mas salientou que após o encontro de domingo a “tendência” é de formação de chapa pura para disputar essas eleições.

Para ele, esse processo de escolha de vice passou por momentos tensos, mas que, agora, “terminou de forma tranqüila”. “Prevaleceu a maturidade e a vontade de ganhar as eleições e continuar governando a cidade”, completou. Durante a disputa, a administração do prefeito Oswaldo Dias (PT) demitiu 14 pessoas ligadas a Hélcio e acabou sendo acusada de retaliação.

O prefeito disse que considerou “bom e democrático” o processo de escolha e não sentiu como uma derrota o fato de o pré-candidato que tinha seu apoio ter desistido da disputa às vésperas da prévia. “O nosso companheiro (Cassimiro) fez uma avaliação de que não deveria continuar na disputa porque não iria ganhar”, afirmou. Para Dias, a partir desta escolha de domingo, a sigla segue unida. “Acima de tudo está o PT. Nossa meta é ganhar essas eleições e fazer o 3º governo consecutivo na cidade”, afirmou.

Coligações – O PT decidiu domingo que vai coligar com o PMDB, presidido pelo vereador Paulo Bio, e com o PC do B, do vereador Silvar Silva Silveira. Márcio Chaves disse que os três partidos juntos vão lançar 42 candidatos a vereador. O candidato a prefeito do PT ainda salientou que na próxima semana vai divulgar várias alianças que a sua legenda fará na cidade.

Quanto à disputa acirrada que o partido viveu nos últimos meses por conta da escolha do vice, ele considera normal. “As pessoas precisam ter noção de que o PT é diferente na radicalização da democracia. Mas, a partir de agora, seguimos coesos”, concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;