Política Titulo
Senadores temem que 'barganha' prejudique a imagem da Casa
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
16/11/2007 | 17:43
Compartilhar notícia


O líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), desaconselhou nesta sexta-feira que o governo federal faça uma espécie de ‘barganha política’ para conseguir os 49 votos necessários à aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga até 2011 a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), imposto com prazo de extinção previsto para o fim deste ano.

Na avaliação dele, uma eventual negociação pontual com os senadores da base, tendo como princípio a barganha de voto, jogaria a imagem do Senado num lamaçal completo.

Nesse contexto, acrescentou, a sociedade acabaria por misturar a negociação da CPMF com a crise gerada a partir das denúncias de corrupção contra o presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Mesmo que não ocorra, vai passar essa impressão à sociedade. E aí será um lamaçal completo”, assinalou.

Já o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), considera que, caso Renan seja absolvido pelos senadores pela segunda vez, estará evidente uma interferência do governo no processo de julgamento. “Se o resultado da votação aberta no Conselho de Ética for diferente da votação secreta no plenário, mais uma vez significará que o governo agiu em favor de Renan”.

Ele concorda com a avaliação de Casagrande sobre o risco de a sociedade não diferenciar o caso Renan de uma eventual negociação com senadores para aprovar a prorrogação da cobrança da CPMF. “São procedimentos assemelhados, a população tem o direito de achar isso”, completou.

(Veja a cobertura do ‘Caso Renan’)

(Veja a cobertura da ‘batalha da CPMF’)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;