É interessante verificar como nesse nosso mundo, aquilo que é paradoxal, no sentido mais puro da expressão, de vez em quando também resolve entrar em cena.
Por exemplo, agora: diante de algumas medidas tomadas, entre desmantelar produções e extinguir postos de trabalho, verifica-se que algumas emissoras decidiram abdicar seus direitos de fazer uma boa televisão.
Limitam-se a cumprir a tabela. As mais desaforadas terceirizam horários, enquanto a maioria, por medo ou incapacidade, prefere não ir além do arroz com feijão, que nem sempre é bem temperado.
Pois bem, na contramão de tudo, é bem descarado o esforço do streaming, através de algumas das principais plataformas, em querer, a cada dia, ficar mais parecido com a TV aberta.
A HBO foi a primeira a embarcar nas novelas. Tem as duas primeiras prontas para estrear no comecinho de 2025 e outras a caminho de disparar suas produções.
O Amazon, via Prime Video, que já possui a Copa do Brasil, foi também em busca dos direitos do Campeonato Brasileiro.
E a Netflix, que recentemente transmitiu uma luta do Mike Tyson, entre outras iniciativas, dá sinais de novos investimentos em várias direções e também no campo esportivo.
Propriedades que por muito tempo podiam ser encontradas só em Globo, SBT, Record, Band e companhia bela, mas que agora começam a se alastrar para outros meios, que demonstram muito mais vontade de fazer as coisas acontecerem. Tudo isso se apoia na certeza de que este é um dos melhores meios de se evitar a fuga de assinantes.
E, claro que, em se tratando de tudo, o interesse em atrair convenientes patrocinadores.
Ou seja, muito daquilo que vai deixando de servir às nossas TVs, por descaso ou ineptidão, o streaming vai se assenhorando e começando a tomar conta. E se apressando em marcar território.
TV tudo
Intriga da oposição
José Luiz Datena, o pai, que hoje estreia no SBT, falando com a coluna jogou uma pá de cal nesse papo todo de briga com Joel Datena. “É meu filho. Tenho por ele o maior amor desse mundo. E só quero o melhor”. Os dois, como especial atrativo, a partir de hoje estarão separados por TVs e programas diferentes, concorrendo no mesmo horário.
Dia diferente
Para quem reclama da falta de competitividade na TV, o quadro do fim de tarde montado promete disputas bem interessantes, em se tratando dos programas policiais e meteorológicos. Datena estreando no SBT, Datena filho no Brasil Urgente, da Band, Luiz Bacci, depois de só uma semana de férias, reassumindo o Cidade Alerta.
Organizando
A Record já começou a preparar todo um material para o lançamento da sua nova equipe de esportes, que vai trabalhar nas transmissões do Campeonato Paulista e Brasileiro. A ideia é fazer um barulho interessante.
Agora o outro
Já a partir do comecinho de maio, até meados de julho, com o Power Couple no ar, os seus apresentadores Rafa Brites e Felipe Andreoli, entrarão, ao vivo, nas tardes de domingo, com uma edição especial do programa. O mesmo vai acontecer com Adriane Galisteu, ao vivo também, durante o período de exibição da Fazenda. É o que esta santa coluna apurou. Faltam confirmações.
Cada uma
Quem vê pensa que no SBT não existem coisas mais importantes para se preocupar. Não está certo jornalista deixar guarda-chuva secando nas proximidades da Redação, mas também não é preciso diretor nenhum ter chilique por causa disso. Vai lá, conversa direitinho, que tudo se resolve.
Ponto a ponto
A Record trabalha com vários desenhos para os seus domingos, já no comecinho de 2025. Algumas decisões já estão tomadas: além do Hora do Faro, o Domingo Record, da Rachel Sheherazade (foto), também sairá do ar. O culpado nunca é um só. As falhas foram cometidas por todos. Têm que ser divididas. Ideias mal desenvolvidas e falta de investimentos são sempre bastante essenciais.
Bate-Rebate
- Claudete Troiano participou de transmissão esportiva da RecordNews, um futebol feminino.Mas foi como convidada. Uma vez só. Não tem qualquer outro vínculo.
- O ex-Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega é o convidado do Direto ao Ponto, nesta segunda, 21h30, na TV Jovem Pan.
- As gravações da segunda temporada de Cangaço Novo, elogiada série do Prime Video, estão na reta final. Allan Souza Lima e Alice Carvalho são algumas atrações do elenco.
- O pessoal de A Praça é Nossa entra na etapa final de gravações para fechar o ano. Todos os programas de janeiro serão inéditos, e em fevereiro, a equipe retoma os trabalhos no SBT.
- A reta final das temporadas atuais da franquia FBI tem levado o Universal TV à liderança de audiência na TV paga.
- A música Leva, escrita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, está completando 40 anos. E tem uma história em cima dela: foi encomendada originalmente para ser o tema de fim de ano da Band FM.
- Acontece que Tim Maia ouviu e gostou tanto que pediu para gravar e virou um hit nacional.
- Nesse momento nostálgico de regravações, foi feita uma nova versão, com outros artistas, para tema de fim de ano da Band FM. A letra se trata de uma declaração de amor ao ouvinte.
C’est fini
Nesta quinta-feira, a TV Rá Tim Bum completa 20 anos e vai comemorar com algumas estreias em sua grade. Irão ao ar as animações O Mago das Formas, Curta o Bicho, Sopa de Letrinhas, Parquinho Jurássico e o programa Quintal no Museu. O canal ainda terá a volta da Maratona Rá Tim Bum, relembrando programas antigos. Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Colaborou José Carlos Nery
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.