Sistema foi escolhido como exemplo de boas práticas em políticas de gênero
O compromisso de Mauá com políticas públicas voltadas às mulheres ganhou destaque internacional. Implantado pela Prefeitura desde 2021, o SUAMM (Sistema Unificado de Atendimento às Mulheres de Mauá), iniciativa da SPPM (Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres), recebeu um prêmio no Encontro da Cúpula das Mercocidades, realizado na última quarta-feira (4), em Esteban Echeverría, Argentina.
O programa, implementado na gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT), foi escolhido como exemplo de boas práticas em políticas locais de gênero, recebendo o reconhecimento dos países que compõem o Mercosul.
A Secretária, Xênia Sousa Díspore, e a Gerente do CRAM (Centro de Referência de Atenção à Mulher), Gislene Rodrigues, representam a cidade de Mauá no evento.
“A SPPM recebe hoje (quarta) um importante reconhecimento da sua luta na atenção e atendimento da mulher em situação de violência. O SUAMM é um sistema unificado que conta com a articulação de um conjunto de políticas públicas de proteção à mulher em suas diversas demandas de vulnerabilidade”, explicou Xênia, que fez questão de ressaltar o nome de quem iniciou esse trabalho, ainda em janeiro de 2021.
“Idealizado e implantado pela vice-prefeita, Celma Dias, o SUAMM é mais que uma política pública, é um compromisso que Mauá tem com o futuro em que as mulheres possam viver livres de violência e medo. Este sistema inovador representa um passo decisivo, mas reconhecemos que a luta pela igualdade e segurança continua”, complementou.
BALANÇO
De acordo com o Paço, há quatro anos a rede de proteção e garantia de direitos das mulheres está em “franca evolução em Mauá”. Ainda em 2021 foi aprovada a Lei do Viva Maria , que obriga o município a desenvolver políticas públicas voltadas ao atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, que pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
Para dar todo esse suporte, em março de 2022, o prefeito Marcelo Oliveira inaugurou o Viva Maria – Centro de Referência no Atendimento à Mulher, que desencadeou o sistema unificado SUAMM.
Com uma equipe especializada, o centro oferece apoio psicológico, social, jurídico e monitoramento de casos, tendo alcançado um índice de 80% de eficiência no rompimento do ciclo de violência. Desde sua inauguração, 2.246 mulheres foram atendidas, 169 receberam acompanhamento contínuo, 45 conquistaram recolocação profissional e 48 foram abrigadas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.