Setecidades Titulo Projeto Meninos e Meninas de Rua
Bloco Eureca, de São Bernardo, ganhará exposição e documentário

Três décadas de história do grupo serão catalogadas e divulgadas em 2025

Thainá Lana
03/12/2024 | 18:07
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


No próximo ano, o tradicional Bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), de São Bernardo, ganhará uma exposição e um documentário sobre a sua história. O grupo, criado pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua, promove desde 1992 os direitos das crianças e dos adolescentes no Grande ABC e em outros municípios do Estado de São Paulo. 

Por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Paula Nunes (Psol), no valor R$ 250 mil, as mais de três décadas do bloco carnavalesco, e consequentemente do projeto social, começaram em outubro a serem catalogadas. Após o levantamento histórico do material, que deve reunir mais de 350 fitas de áudio e vídeo, o conteúdo sócio-histórico será todo digitalizado por historiadores. 

Segundo explica o coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Marco Antônio Silva, o Markinhus, a coleta de informações deve levar cerca de 11 meses. 

Após a digitalização de todo material, a segunda etapa do projeto será a exposição desse conteúdo, que contará com curadoria de um artista plástico de São Bernardo. Por fim, na terceira fase, um produtor da região irá produzir um documentário sobre o grupo. 

“O Bloco Eureca e o Projeto Meninos e Meninas de Rua vão ter um acervo sobre a sua história de luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Vamos reunir além dos materiais próprios, matérias jornalísticas, trabalhos acadêmicos e outros conteúdos em que fomos citados. Quando finalizado, o público terá acesso a esse acervo”, diz Markinhus. 

O coordenador celebra o levantamento inédito que irá digitalizar toda a história da entidade e do grupo carnavalesco. Markinhus reforça que o projeto social é um quilombo urbano, por atender, em sua maioria, a população preta e em situação de vulnerabilidade de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;