Setecidades Titulo Competição de matemática
Colégio Xingu vai representar o Brasil na Olimpíada sem Fronteiras na Tailândia

Estudantes avançam à etapa internacional após conquistas de destaque na edição brasileira da competição

Da Redação
03/12/2024 | 15:04
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


O Colégio Xingu já está de ‘malas prontas’ para fazer uma conexão internacional. É que acaba de ser anunciada a seleção da instituição para integrar a delegação brasileira que estará na ITMC (International Talent Mathematics Contest), que será realizada entre 22 e 26 de fevereiro em Bangkok, na Tailândia. O convite é fruto do desempenho dos estudantes, que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na edição nacional da competição deste ano, em suas etapas regional e nacional.

Organizada pela Thai Talent Training, uma renomada agência de educação asiática, a ITMC é uma das principais competições globais de matemática. Seu objetivo vai além de testar habilidades técnicas: busca estimular o pensamento crítico, promover o intercâmbio cultural e construir uma comunidade internacional de jovens apaixonados pela disciplina. “Estamos muito felizes e honrados com esse reconhecimento”, celebra Fernanda Garcia Zirondi, coordenadora de Matemática do Colégio Xingu. “O convite destaca o esforço coletivo e o desenvolvimento contínuo dos nossos alunos. Temos grandes expectativas para a participação”, acrescenta.

Embora os participantes sejam da Etapa II, o convite é fruto do trabalho de todos os professores da escola, segundo afirma Ilza Carla Morgueto Sousa, professora de matemática dos alunos de 5º e 6º ano. “Desde a Educação Infantil, estimulamos o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. É emocionante ver como essas trocas, que valorizamos tanto aqui no Colégio Xingu, resultam em conquistas como essas. Todas as professoras que acompanham a trajetória desses alunos sentem orgulho desse momento.”

Os resultados da edição brasileira da olimpíada são, portanto, um reflexo desse esforço coletivo. Entre as medalhas conquistadas, destacam-se o ouro nacional com o 8º A e regional com o mesmo grupo; a prata nacional e o ouro regional com o 6º B, além do bronze nacional e a prata regional com os 7º B e 9º A. “Foi nossa estreia na competição, e o desempenho foi excelente”, enfatiza Fernanda.

Ilza ainda ressalta que o evento nacional, que resultou no convite para Tailândia, vai além da disciplina em questão. “Alunos que não são tão bons em matemática podem demonstrar seu potencial e competência em outras habilidades, como gerenciar os recursos da sala, entre os pares, ver se todo mundo conseguiu responder. Existe toda uma organização para que a sala se saia bem, é o reconhecimento de um grupo.”

O engajamento dos estudantes do Colégio Xingu com a matemática também foi evidenciado em outras competições, como a Prova Canguru de Matemática, na qual 28 estudantes foram premiados, e é destinada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Conquistas que, segundo Fernanda, só aumentam a motivação e o desejo de aprender, criando um ciclo positivo de dedicação e crescimento.

Na etapa internacional da Tailândia, as provas serão individuais e realizadas em inglês. A participação dos alunos dependerá de reuniões com os responsáveis, considerando fatores como disponibilidade e custos. A delegação poderá contar com até 20 representantes do Colégio Xingu. “Os nossos alunos têm condições de competir. Ficamos no aguardo dos próximos passos. Quem puder ir, participar, conviver com outras crianças, a troca cultural é imensa, uma experiência de vida inesquecível”, finaliza Ilza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;