Nacional Titulo
Governo de SP transfere sede para Sao Vicente
Do Diário do Grande ABC
18/01/2000 | 17:08
Compartilhar notícia


A partir de quarta-feira, com a transferência dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - para o município, Sao Vicente, no litoral paulista, passa a ser a capital do Estado durante três dias.

O governador Mário Covas (PSDB) vai despachar diretamente do gabinete do prefeito Márcio França (PSB), no Palácio Martim Afonso de Souza, até sábado, dando assim início às comemoraçoes dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, no Estado, tomando como ponto de partida o aniversário da cidade que, no sábado, festeja 468 anos de fundaçao.

Segundo o prefeito, esse fato demonstra o reconhecimento da importância histórica de Sao Vicente, cidade que é considerada célula mater da nacionalidade.

O ato solene de transferência da capital paulista para o município está marcado para as 20 h desta quarta, nos saloes do Ilha Porchat Clube.

Já no dia seguinte, Covas estará governando junto com todo o secretariado, das dependências da prefeitura vicentina. A presença do governo do Estado em Sao Vicente já era visível desde a manha desta terça, na praia e nas principais avenidas da cidade. Painéis gigantescos anunciavam os festejos do V Centenário do Brasil, em Sao Paulo, com o brasao do Estado.

Mais ainda: um balao com os mesmos dizeres foi postado em frente da prefeitura para ser lançado por Covas. A transferência da capital vem sendo organizada há um mês pelos três poderes e envolve reformas nas instalaçoes e mobiliário da prefeitura, Câmara e Fórum local. Uma bandeira gigantesca foi confeccionada para marcar o evento.

"Ela é considerada a maior do Brasil com 630 metros quadrados, superando em tamanho o pavilhao instalado na Praça dos Três Poderes, em Brasília", revela o prefeito França.

A bandeira será hasteada no alto do Morro dos Barbosas, próximo à praça da Biquinha, em um mastro com 60 metros de altura, equivalente a um prédio de 20 andares, e receberá iluminaçao especial no dia do aniversário da cidade. Está prevista a vinda do presidente da Assembléia, Wanderley Macris, e demais deputados que deverao promover sessoes extraordinárias.

O Fórum vicentino terá também sessoes do Tribunal de Justiça presididas pelo desembargador Márcio Martins Bonilha que, junto com os demais magistrados, vai inaugurar a 7ª vara civil da cidades. Sao aguardadas ainda as presenças do procurador-geral de Justiça Luiz Antonio Marrey, do vice-governador, Geraldo Alckmim (PSDB) e representantes da OAB, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;