Internacional Titulo
Papa faz 22 anos de pontificado
Do Diário do Grande ABC
16/10/2000 | 16:06
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II festejou esta segunda-feira seus 22 anos e pontificado - o sétimo mais longo da história da igreja católica -, com 6 mil peregrinos poloneses, que visitam Roma por ocasiao do Jubileu das Famílias.

O arcebispo polonês Stanislaw Stefanek, que encabeça a peregrinaçao, cumprimentou o papa em nome de todos os católicos de seu país.

O sumo pontíficie agradeceu a ``seus compatriotas e o mundo inteiro pelas oraçoes com as quais seus compatriotas na Polônia e no resto do mundo tem acompanhado seus 22 anos de pontificado'.

``Aprecio a força e os frutos que essas oraçoes trouxeram; representam para mim um dom precioso e uma ajuda espiritual', comentou o papa.

Joao Paulo II agradeceu aos poloneses por serem tao ``apegados ao papa e a igreja e a seus bispos', e desejou que esse apego possa contribuir para reforçar um ``comportamento cristao na vida pessoal, familiar e social'.

Depois da audiência, Joao Paulo II convidou o cardeal Camillo Ruini, vigário da diocese de Roma e outros seis colaboradores, para almoçar em seu apartamento privado.

O papa recebeu milhares de mensagens de todo o mundo, em particular de chefes de estado e de governo.

O papa que mais reinou - 34 ou 37 anos, segundo os historiadores - foi Sao Pedro, o príncipe dos apóstolos. Desde entao, somente Pio IX reinou mais de 30 anos (de junho de 1846 a fevereiro de 1878).

Treze papas cumpriram mais de 20 anos de pontificado, entre eles Leao XIII, que ficou 25 anos e cinco meses (1846-1878), Pio VI, 24 anos e seis meses (1775-1799), Adriano I, 23 anos e 10 meses (1772-1795), Pio VII, 23 anos e cinco meses (1800-1823) e Joao Paulo II, 22 anos.

Apesar de seus problemas de saúde, - o papa sofre há vários anos do mal de Parkinson e foi seis vezes submetido a intervençoes cirúrgicas durante seu pontificado -, Joao Paulo II, 80, nao deixa de fazer projetos para o futuro.

Uma vez encerrado, no próximo 6 de janeiro, o Jubileu do ano 2000, que teve sua agenda carregada de celebraçoes, o papa tem programado viajar a Damasco (Siria), passando por Malta. O pontíficie quer visitar O Iraque e a Grécia, seguindo assim os passos de Sao Paulo.

O sumo pontíficie foi convidado à Turquia e ao Brasil em junho, por ocasiao do congresso eucarítico nacional.

Uma visita as duas Coréias, em setembro de 2001 e outra à Ilha de Guam, para apresentar as conclusoes do Sínodo da Oceania, nao foram descartadas por meios próximos ao Vaticano.

Também espera visita a Ucrânia, depois do convite feito pelo presidente Leonid Kuchma. Em 22 anos de reinado, o papa fez 92 viagens ao estrangeiro e 138 dentro da Itália, proclamou 994 beatos e 447 santos, celebrou 964 audiências-gerais durante as quais reuniu um total de 14 milhoes de crentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;