Cultura & Lazer Titulo
Maurício de Sousa investe no manga
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
11/09/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A nova empreitada de Mauricio de Sousa foi um tiro certeiro. Menos de um mês após o lançamento de Turma da Mônica Jovem, que ocorreu durante a Bienal do Livro deste ano, a revista é sucesso de público. A tiragem inicial de 180 mil exemplares acabou não dando conta da procura e foi preciso uma reimpressão da HQ - ação que não ocorria no folhetim da Editora Panini desde 2005. Segundo sua assessoria, a empresa aumentou a produção em 53%.

Na nova linha jovem, é possível conferir a fase adolescente da turma mais famosa do Brasil. A revista é voltada principalmente para leitores a partir dos 12 anos. "Muita gente aprendeu a ler com a turminha. Essa é uma continuação do processo. A Turma Jovem é um acompanhamento dessas crianças que cresceram, que agora falam e agem como jovens", explica Mauricio, todo sorrisos e empolgado durante festa em comemoração ao produto, anteontem, em São Paulo. "Meus filhos cresceram."

O desenhista deixou de lado seus famosos traços e se entregou ao popular mangá, o quadrinho japonês. "O estilo do mangá é mais próximo desses jovens que eu estava perdendo. O objetivo é seguir com eles, utilizando uma linguagem que eles estão mais familiarizados." Ele acredita que a popularização do estilo oriental é uma tendência natural no mundo dos quadrinhos. "O mangá não vai permanecer japonês, já que terá influências em todo o mundo. O que vai sobrar é um mangá mestiço", analisa Mauricio, ressaltando que esse boom era necessário para a renovação da indústria de HQs.

Em sua primeira edição, Turma da Mônica Jovem coloca Mônica, Cebola - como Cebolinha quer ser chamado agora -, Cascão e Magali combatendo a mitológica rainha oriental Yuka, que aprisionou os pais do quarteto. Apesar de iniciar a trajetória com um enredo de aventura, o criador afirma que num futuro próximo irá criar histórias mais voltadas para o conflito e problemas típicos dessa faixa etária.

Quem também está feliz com o resultado é Mônica de Sousa. Não a das histórias, mas a verdadeira filha do desenhista e inspiração para a personagem. "Fazer a turminha mais velha é algo inovador. Sempre fizeram eles mais jovens ainda, mas nunca imaginaram como seriam crescidos. Adorei como fiquei", revela. (Supervisão de Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;