Entre reflexões sobre as fake news (na tradução, informações falsas), o professor e filósofo Mario Sergio Cortella estreia na abertura da Livraria das Perdizes a obra 'Conectados, mas com cuidados!'. O evento está marcado para esta segunda-feira (18), às 18h30. Na trama assinada junto ao jornalista Paulo Jebaili e ao ilustrador Edu Fusco, os pequenos Ana e Otto se deparam com uma promoção mentirosa no restaurante do amigo Felippo, o que se torna a porta para uma jornada de descobertas didáticas ao leitor, sobre como identificar em quais notícias se deve crer.
Segundo dados da Agência Brasil, 90% dos brasileiros admitem já terem caído em alguma fake news. No livro, mexer com a emoção do leitor é posto como uma das principais construções das inverdades vestidas de verdade.
Para além disso, a expansão da internet só aumenta os episódios - como defende parte da obra na qual o Diário teve acesso com exclusividade. "Na realidade, boatos, teorias absurdas, informações inverídicas sempre existiram. A questáo é que esse tipo de mentira costumava ficar restrito a alguns núcleos de convivência: famílias, vizinhança, pequenas vilas ou cidades. Hoje, num mundo altamente conectado, essas notícias se espalham com muito mais velocidade e têm um alcance muito maior", explica um trecho.
A Livraria das Perdizes fica na Rua Bartira, 317, no Bairro Perdizes da Capital. Os exemplares também podem ser adquiridos pelo www.cortezeditora.com.br.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.