Economia Titulo Oportunidade
Santo André promove feira de empregos para pessoas com deficiência

‘Dia D’ ocorre no Cine Theatro Carlos Gomes e oferecerá 770 vagas de trabalho em vários segmentos, além de palestras

Da Redação
13/11/2024 | 22:51
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/PMSA


Com a participação de 16 empresas e oferta de cerca de 770 vagas, Santo André promove nesta quinta-feira (14) o Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência. O evento será realizado das 9h às 16h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes (Rua Senador Fláquer, 110, no Centro). Além das oportunidades de trabalho, serão realizadas palestras voltadas à inclusão no mercado.

 As firmas participantes do Dia D estarão captando currículos para o preenchimento de vagas direcionadas às pessoas com deficiência em diversos segmentos como construção civil, saúde, supermercados e atacadista, farmácia, indústria e call center.

Também participarão do Dia D da Empregabilidade as instituições Casa do Braille, Icom (plataforma de tradução simultânea de Libras), Apae, ITS Brasil (Instituto de Tecnologia Social) e Fundação Dorina Nowill para cegos. Os participantes terão à disposição ainda o Caminhão da Saúde, com avaliação nutricional, bioimpedância, aferição de pressão e teste de glicemia.

A primeira palestra do dia está marcada para as 10h, sobre o tema ‘Tecnologias assistivas no mundo do trabalho’. A seguinte, às 14h, abordará o tema ‘Quebrando barreiras no ambiente de trabalho’, seguida por uma apresentação sobre ‘Empregabilidade de profissionais surdo: o que eu preciso saber sobre isso?’.

A última palestra do Dia D acontece às 15h e abordará o tema ‘Emprego Apoiado para pessoas com deficiência’. 

Uma das novidades desta edição do Dia D será a tradução simultânea em Libras por meio da plataforma Icom, que poderá ser acessada em todos os estandes e estações de trabalho do evento.

A comunicação via Icom ocorre por videochamada, intermediada por um intérprete de Libras, que traduz a conversa do surdo para o ouvinte e vice-versa. A ferramenta foi desenvolvida para assegurar uma comunicação sem barreiras, reconhecer o potencial da pessoa surda e o impacto positivo da inclusão desses brasileiros no mercado de trabalho.

A ferramenta também oferece ao surdo a independência e segurança para realizar tarefas cotidianas, como fazer compras, realizar consultas médicas, acompanhar os filhos em suas rotinas, entre outras atividades. 

Evento em São Bernardo recebeu 1.905 participantes

O Feirão de Emprego de Natal, de São Bernardo, realizado ontem, recebeu 1.905 pessoas em busca das cerca de 2.400 vagas que foram oferecidas por 51 empresas participantes. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo.

Profissional da área administrativa, Edvânia Germano Soares, 50 anos, veio de São Paulo para concorrer aos postos ofertados. “Vi logo cedo a divulgação do feirão nos jornais. Estou sem emprego há cinco meses. Tenho experiência de 16 anos numa multinacional, de logística, que se mudou para a Bahia. Me candidatei a diversas vagas que se enquadram no meu perfil”, afirmou.

Essa edição do feirão reuniu empresas para vagas na saúde, logística, indústria automobilística, lojas de departamento e redes de fast-food e de supermercados. A faixa salarial variou entre R$ 1.412 e R$ 5.000.

Fábrica de iluminação automotiva, a Arteb marcou presença pela primeira vez no feirão. Outra empresa que estreou foi a Marba Marba, que colocou 50 vagas disponíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;