Setecidades Titulo Olhando para o futuro
Novo reitor do Instituto Mauá almeja diversidade

Marcello Nitz busca abordagens para evitar queda por procura de cursos na área de exatas

Gabriel Gadelha
Especial para o Diário
13/11/2024 | 22:41
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


O Instituto Mauá de Tecnologia, tradicional centro universitário que fica em São Caetano, apresentou na manhã desta quarta-feira (13) seu novo reitor, Marcello Nitz, que abordou os desafios para combater a evasão no ensino superior e a importância de atrair mais diversidade para os cursos de engenharia e tecnologia. Nitz destacou que a queda na procura por carreiras na área de exatas exige novas abordagens pedagógicas e currículos atualizados, além de ações para ampliar a presença de mulheres nesses cursos, ainda predominantemente masculinos.

“O ensino superior brasileiro tem características que precisamos transformar positivamente”, disse o reitor, que pretende aplicar iniciativas inspiradas em programas internacionais para incentivar a diversidade. 

Segundo Nitz, essa falta de diversidade nos cursos de tecnologia não é exclusiva do Brasil, mas exemplos bem-sucedidos fora do País mostram que medidas intencionais podem atrair mais mulheres e também minorias para essas áreas.

Além da diversidade, Nitz também destacou que é essencial dar mais propósito às carreiras de engenharia e tecnologia, relacionando essas áreas aos grandes desafios contemporâneos, como o aquecimento global, a fome e a paz. “Queremos mostrar aos jovens que essas carreiras oferecem a oportunidade de impactar o mundo”, afirmou ele que, que disse acreditar que as novas gerações, engajadas e preocupadas com o futuro, estão em busca de carreiras que permitam causar transformações sociais e ambientais.

O novo reitor ressaltou ainda a importância das parcerias entre a instituição, o setor produtivo e o governo. Para ele, uma universidade precisa ser conectada à realidade, buscando resolver problemas concretos em colaboração com a sociedade. “Se queremos um projeto educacional impactante, é absolutamente necessário ter essa permeabilidade”, afirmou Nitz, reforçando o compromisso da Mauá em manter diálogo com empresas e entidades públicas para fortalecer o aprendizado prático.

Nitz tem mais de 28 anos de experiência acadêmica e já ocupou cargos de gestão no próprio Instituto Mauá, incluindo a direção da Escola de Engenharia.

Ele também abordou a questão das bolsas de estudo, reconhecendo a necessidade de ampliar as oportunidades para novos alunos. 

No entanto ele destacou que a viabilidade financeira é um desafio constante. “Se conseguirmos captar mais recursos, teremos ainda mais bolsas sociais”, afirmou o reitor, que planeja aumentar os esforços de captação de investimentos para a educação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;