Automóveis Titulo
Toyota promove rali de regularidade em Campos do Jordão
Anelisa Lopes
Enviada a Campos do Jordão
26/07/2006 | 08:27
Compartilhar notícia


Diferentemente das outras categorias do automobilismo, em um rali de regularidade não ganha quem chegar em primeiro lugar. A dupla vencedora (piloto e navegador) é aquela que consegue manter o máximo de regularidade, administrando tempo e velocidade em um percurso já determinado.

Neste tipo de rali, a dupla percorre trechos variáveis. As médias horárias (velocidade em que o carro deve trafegar e o tempo determinado para fazer isso) são definidas pela organização e indicadas em uma planilha de roteiro, que o navegador recebe no momento da largada.

Durante o percurso, os competidores são inspecionados pelos postos de cronometragem, escondidos e colocados em pontos aleatórios.

Desde 2003, a Toyota reúne proprietários de veículos 4x4 da marca (Hilux, RAV4, Land Cruiser Prado, Bandeirante e SW4) para disputar, com seus próprios carros, a Hilux Expedition nas categorias Turismo (para pessoas que não têm experiência) e Graduados.

No final de semana passado, a prova foi realizada em Campos do Jordão, em um trecho de 90 quilômetros que incluiu vias pavimentadas e de terra.

Para participar do campeonato, cada cliente Toyota teve de doar 20 quilos de alimentos não-perecíveis. Além do navegador, também é possível levar dois zequinhas (quem vai no banco de trás) por veículo.

“O mais difícil de um rali de regularidade é conferir o cronômetro e as referências da planilha ao mesmo tempo”, conta Raphael Zulli, 19 anos, que participou como navegador e faturou uma viagem para o Pantanal pela primeira colocação. “De qualquer maneira, gostaria de participar novamente”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;