Internacional Titulo
Annan nomeia comissão sobre segurança da Onu no Iraque
Da AFP
22/09/2003 | 18:23
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, nomeou, nesta segunda-feira, o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari à frente de uma ‘comissão independente’, que trabalhará na segurança dos funcionários da organização no Iraque.

“Annan está muito preocupado pela degradação da segurança no Iraque", informou seu porta-voz Fred Eckhard, depois de um novo atentado perto das instalações da ONU em Bagdá, nesta segunda-feira.

A comissão investigará principalmente o atentado cometido no dia 19 de agosto contra a sede da ONU em Bagdá, que causou 22 mortes, entre elas a do representante especial brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Também examinará as relações entre as Nações Unidas e as autoridades de coalizão americano-britânica em matéria de segurança, assim como as responsabilidades da comunidade internacional diante a proteção de seus funcionários.

A associação que representa os funcionários da ONU foi quem pediu a criação de uma comissão para investigar as condições de segurança no Iraque, de onde foi evacuada a maioria dos funcionários estrangeiros após o atentado de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;