Um grupo liderado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descreveu o segundo menor vertebrado do mundo, em estudo apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) publicado no final de outubro. Brachycephalus dacnis é a sétima espécie de sapo-pulga identificada, maior apenas do que indivíduo de espécie próxima encontrado no sul da Bahia. A raridade adulta na Mata Atlântica (bioma que também compõe o Grande ABC), tem 6,95 milímetros.
Os animais são tão pequenos que, para se ter ideia, podem ser acomodados sobre a unha de um humano ou sobre uma moeda de 50 centavos.
“Existem sapos pequenos com todas as características de sapos grandes, apenas menores. Esse gênero é diferente. Ao longo da evolução, ele passou pelo que chamamos de miniaturização. São características como fusões e perdas de ossos, além da falta de dígitos e outras partes da anatomia”, explica Luís Felipe Toledo, professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e coordenador do estudo.
O adulto registrado no estudo estava no Litoral Norte Paulista, em Ubatuba.
Com informações da Agência Fapesp.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.