Cultura & Lazer Titulo Canal 1
SBT acerta no atacado, mas erra no varejo com sua nova programação
Flávio Ricco
08/11/2024 | 09:32
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução


Mesmo nos bastidores, mais que entendimento, há a certeza que são muito poucos os especialistas, aqueles que, de fato, sabem montar e organizar convenientemente uma grade de TV. Um trabalho que, além do conhecimento e obediência a uma série de fatores, também exige sensibilidade e confiança como condições indispensáveis.

Não chega a ser uma ciência exata, mas é quase.

Mauro Lissoni, agora nessas funções no SBT e com toda uma história na área, se inclui entre esses raros.

E vem aí, conforme anunciado para o dia 18 e como seu primeiro trabalho, uma série de alterações na programação, em praticamente todas as faixas, nos mais diferentes horários.

Bola de cristal ninguém tem, mas muita coisa, ou a maior parte talvez, parece reunir totais condições de dar certo. Só que existem outras, com chances reduzidas. Ou sujeitas a fazer uma água, revolta e perigosa. 

Por exemplo, apostar no Chaves, com uma hora e quinze minutos de exibição diária, como alavanca para o seu prime-time, é um risco desnecessário. Trata-se de algo completamente fora de propósito para os dias atuais e que só os saudosistas serão atendidos. Tem valor histórico e apenas isso.

Outra decisão, também das mais arriscadas, é levar o SBT Brasil para as 20h45, contrariando a maior das verdades que ‘televisão é hábito’. Há quantos e quantos anos o telespectador foi acostumado a saber que naquele determinado horário, de segunda a sábado, tem jornal? Por que, então, mexer com ele, que tem habitualmente registrado a maior média/dia?

Para o dia 18 ainda tem chão. Uma semana e pouco pela frente, tempo suficiente para, pelo menos nesses dois casos, encontrar soluções mais razoáveis e satisfatórias. Vai por mim.

TV tudo


Bem nas duas

Larissa Manoela é uma das poucas que se enquadram nas condições de hoje para qualquer escalação. Já falada para Êta Mundo Bom! – Parte 2, atende bem os requisitos. É boa atriz e tem mais de 54 milhões de seguidores no Instagram. Será a sua segunda novela na casa, depois de Além da Ilusão.

Por favor

Alguns desavisados, claro que os mais educados, podem entender como perseguição a insistência com o Chaves ou mesmo achar que se trata de algo pessoal. Nada disso. Apenas que é um retrocesso botar no ar algo que já teve seu tempo. No próprio SBT já chegou a ter 4h/dia, um quebra-galho respeitado, mas que não tem nada a ver nos tempos atuais.

Só uma questão

Aos advogados de defesa do Chaves, pergunta simples: fosse você um empresário ou dono de uma agência de propaganda, colocaria dinheiro na sua exibição? Fora o que tira o lugar da produção própria.

Recomeço

Flávia Januzzi, repórter, 23 anos de Globo, será uma das vozes da CNBC no Rio de Janeiro. E já irá colaborar no G20, dias 18 e 19 deste mês, com a presença de lideranças dos 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia.

Vai começar

A Argentina, também tão conhecida devido à rivalidade no futebol, se tornou o destino preferido de muitas TVs e produtoras de conteúdo brasileiras para gravações de novelas, séries e programas. E é para lá que uma equipe da Record viaja neste domingo, liderada pelo diretor Rudi Lagemann. Na segunda, começam as gravações de A Esperança, subtítulo da 13ª temporada de Reis.


Trabalho de equipe

Thiago Contreira, diretor do Jornal da Record, disparou uma mensagem elogiando o trabalho do seu pessoal na cobertura das eleições americanas. “Nossos jornalistas entregaram ótimos VTs viajando pelos Estados Unidos atrás dos dois candidatos. E, nos últimos dias, na reta final da campanha, continuamos na missão de levar informação de qualidade ao nosso público, com o reforço de peso do grande Roberto Cabrini”, escreveu Contreira.

Pedido de tempo (1)

A propósito das eleições americanas, pelo seu tamanho, importância e tradição, foi lamentável o trabalho apresentado pela rádio Bandeirantes. Pobre em todos os sentidos, valendo-se apenas de Adriana Araújo. Hoje o Grupo Bandeirantes, em tudo, deve à importância da sua emissora de rádio. Foi lá que tudo começou e a quem seu criador, João Saad, dedicou anos da sua vida.

Pedido de tempo (2)

A rádio Bandeirantes, hoje, não é nem a sombra do que já foi. Deixou de ser referência, tornou-se irrelevante e existem dificuldades até para ser sintonizada. Sem o AM, hoje só se ouve em 90,0, onde pega, e na faixa estendida, em 86,3, para quem tem receptor. Triste.

Bate-Rebate

- 500KM, trabalho do Mumuzinho, agora integra a trilha sonora da novela Volta Por Cima, na Globo.

- Começaram em São Paulo as filmagens da comédia romântica Netlovers, dirigida por Daniel Caselli.

- Nathália Fabris, mais de 20 espetáculos no currículo, além de séries como Sob Pressão e Matches, integra o elenco. Leonardo Bittencourt e Fernanda Marques também estarão no projeto.

- Oscar Magrini será o apresentador do Top of Mind Internacional, em Londres, no dia 16.

- O evento é uma das maiores premiações europeias, reunindo anualmente mais de 5.000 participantes...

- E, desta vez, com show do Negritude Junior.

- Quem É Morto Sempre Aparece, nome de um episódio do extinto Sai de Baixo, vai virar marca da Globo. Pedido solicitado.

- Ainda nessa área, devido ao sucesso dos Doramas, a Globo busca a marca Glorama, certamente para o Globoplay. 

C’est fini

Hoje à noite, claro, todas as atenções estarão voltadas para o SBT, com mais uma edição do Teleton, a 27ª, sempre com um propósito dos mais louváveis e que merece a atenção de todos. Eliana, hoje na Globo, mas como deixou combinado na sua saída, segue sendo madrinha e uma das principais atrações deste primeiro dia. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Colaborou José Carlos Nery




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;