Certificação é concedida pelo trabalho do Samu a vítimas de AVC
Santo André tornou-se a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a receber a certificação internacional Angels Award Ouro no atendimento pré-hospitalar, realizado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O prêmio é consequência do trabalho realizado no atendimento a vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e leva em consideração critérios como agilidade e o suporte técnico aos pacientes.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento internacional do excelente trabalho que o Samu de Santo André tem realizado. Sabemos que no atendimento pré-hospitalar qualquer segundo conta muito e representa a sobrevivência do paciente”, disse o secretário de Saúde, Acacio Miranda.
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de outros. Em todo o mundo são mais de 2.800 certificações.
Para receber a premiação, o Samu de Santo André teve seus relatórios monitorados nos últimos quatro meses em cinco critérios: tempo médio no local (em minutos); percentual de pré-notificação para o hospital; percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC; percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados; e percentual de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez é comunicada.
“Com o reconhecimento precoce dos sinais, as vítimas de AVC têm mais chance de plena recuperação”, destacou a coordenadora-geral do Samu de Santo André, Camila Manini.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.