Política Titulo Alerta
Gilvan prepara terreno com reformulação administrativa

Futuro prefeito de Santo André vai renomear Secretaria de Meio Ambiente e criar Subprefeitura de Paranapiacaba

Evaldo Novelini
Nilton Valentim
08/11/2024 | 08:34
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), deve enviar até o fim deste mês para avaliação da Câmara projeto de lei que reestrutura a administração. O texto incluirá a renomeação da Secretaria de Meio Ambiente para Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e a criação da Subprefeitura de Paranapiacaba. A reforma administrativa foi promessa de campanha de Gilvan Junior (PSDB), que assume em 1º de janeiro.

“Falo com o prefeito todo dia e acertamos o envio do projeto da reforma administrativa até o fim de novembro, para que possamos, em dezembro, anunciar o secretariado”, disse Gilvan em entrevista exclusiva ao Diário, ontem, ao visitar a sede do jornal. O futuro chefe do Executivo assegurou que não vai haver nenhuma surpresa na composição do futuro gabinete. “Serão feitos ajustes pontuais.”

Sabe-se que alguns vereadores eleitos serão chamados para integrar o primeiro escalão do Executivo. Três nomes estão sendo aventados nos bastidores, mas nenhum deles foi confirmado por Gilvan: Pedrinho Botaro (PSDB), Almir Cicote (Avante) e Rodolfo Donetti (Cidadania). “A Câmara tem quadros muito bons. Dizemos sempre que quem sabe planejar, sabe executar. Então haverá convites, mas ainda estamos na fase de discussão”, despistou o futuro prefeito.

Gilvan acaba de iniciar o processo de transição administrativa. Ele encabeça o grupo de representantes do futuro governo, junto com o advogado Leandro Petrin e a vice-prefeita eleita, Silvana Medeiros (Avante). Pelo lado da atual gestão, foram nomeados a chefe de Gabinete, Ana Claudia Cebrian Leite; a secretária adjunta de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Marília Formoso Camargo; e o secretário de Gestão Financeira, Pedro Seno.

“Por conhecer as Secretarias e os secretários, pois passei por várias delas no atual governo, já temos sintonia muito grande. Conheço o orçamento de cada Secretaria, os projetos envolvidos, o planejamento, a execução dos programas, as datas. Então, a transição é muito fácil. Se fosse outro prefeito que tivesse vencido as eleições, ele teria de estar atrás dessas informações a todo instante, mas eu tenho essas memórias gravadas de cabeça. Acaba se tornando uma transição mais tranquila”, declarou Gilvan, que tem passagens pelas Pastas de Ações Governamentais, Saúde e Planejamento, além de ter sido superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

BRASÍLIA

Gilvan cumpriu na quarta-feira sua primeira agenda oficial como prefeito eleito em Brasília, onde foi recepcionado e ciceroneado pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania). “Foi visita muito importante, para me aproximar dos ministérios e conhecer os programas e os projetos existentes para que possamos obter recursos para Santo André”, resumiu o tucano.

No Ministério das Cidades, Gilvan foi informado de que estão garantidos os R$ 160 milhões para a execução do corredor exclusivo de ônibus ao longo da Giovanni Batista Pirelli, entre o Atrium Shopping e a divisa com Mauá. As obras devem começar a ser realizadas ainda em 2025, com conclusão dentro de um ano e meio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;