Cultura & Lazer Titulo Neste mês
Sesc São Caetano celebra o cinema italiano com exibições gratuitas

Mostra do 19º Festival de Cinema Italiano no Brasil traz clássicos e novidades da cinematografia italiana ao público

Renan Soares
07/11/2024 | 15:38
Compartilhar notícia
Cena do filme Napoli Milionaria (Nápoles Milionária) (FOTO: Divulgação)


O Sesc São Caetano, em parceria com a Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) de São Caetano, será palco da Mostra de Cinema Italiano durante o mês de novembro. Como parte da programação do 19º Festival de Cinema Italiano no Brasil, o evento gratuito apresentará quatro filmes que representam a diversidade e a riqueza cultural da Itália, com exibições presenciais nos dias 12, 13, 26 e 27 de novembro. 

Com filmes que vão de comédias a dramas intensos, a mostra traz produções clássicas e contemporâneas que ilustram diferentes nuances da sociedade italiana. Entre os destaques está Un Mondo a Parte (Um Mundo à Parte), comédia de Riccardo Milani que aborda, com humor, a importância da educação em um cenário rural na Itália. Também será exibido Io Capitano (Eu, Capitão), drama de Matteo Garrone premiado no Festival de Veneza, que narra a jornada de dois jovens senegaleses em busca de uma nova vida na Europa, retratando o desafio da migração e a resiliência dos que enfrentam essa travessia. 

A mostra inclui ainda Napoli Milionaria (Nápoles Milionária), clássico de 1950 de Eduardo De Filippo, que explora a vida dos italianos no pós-guerra, e L’Anima in Pace (A Alma em Paz), de Ciro Formisano, drama atual que conta a história de uma jovem em busca de redenção e estabilidade familiar. As sessões acontecem às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início. 

PROGRAMAÇÃO

12/11 - Un Mondo a Parte (Um Mundo à Parte) 

Direção: Riccardo Milani

Elenco: Antonio Albanese, Virginia Raffaele, Sergio Saltarelli, Alessandra Barbonetti  

País: Itália / Ano: 2024  

Duração: 112 minutos  

Gênero: Comédia 

Esta comédia, dirigida por Riccardo Milani e estrelada por Antonio Albanese e Virginia Raffaele, apresenta Michele Cortese, um professor transferido para uma escola única no Parque Nacional de Abruzzo. Com sucesso na bilheteria italiana, o filme mistura humor e reflexão sobre a importância da educação.

13/11 - Io Capitano (Eu, Capitão) 

Direção: Matteo Garrone  

Elenco: Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo  

País: Itália / Bélgica 

Ano: 2023  

Duração: 121 minutos  

Gênero: Drama  

Classificação: 16 anos 

Dirigido por Matteo Garrone, o drama premiado no Festival de Veneza conta a emocionante e perigosa jornada de dois jovens de Dakar em busca de uma nova vida na Europa. Uma odisseia contemporânea que aborda temas de migração e resiliência.

26/11 - Napoli Milionaria (Nápoles Milionária)

Direção: Eduardo De Filippo  

Elenco: Eduardo De Filippo, Totò, Titina De Filippo  

País: Itália / Ano: 1950  

Duração: 1h 36min  

Gênero: Comédia  

Destaque: O filme foi indicado ao Grande Prêmio do Festival de Cannes de 1951 

Classificação: 16 anos 

Clássico de 1950 dirigido por Eduardo De Filippo, o filme aborda, com humor e crítica, a vida cotidiana em Nápoles no pós-guerra, retratando a resiliência dos italianos em tempos difíceis.

27/11 - L’Anima in Pace (A Alma em Paz) 

Direção: Ciro Formisano  

Elenco: Livia Antonelli, Donatella Finocchiaro, Lorenzo Adorni 

País: Itália / Ano: 2023  

Duração: 88 minutos  

Gênero: Drama  

Classificação: 16 anos 

Este drama contemporâneo de Ciro Formisano narra a história de Dora, uma jovem em busca de redenção e de um futuro melhor para sua família, abordando questões de amor, escolhas e redenção.

Serviço: 

Local: Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554, Santa Paula, São Caetano do Sul 

Datas: 12, 13, 26 e 27 de novembro de 2024

Horário: Terças e quartas-feiras, das 19h às 21h

Entrada gratuita: Distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão Informações: (11) 4223-8800




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;