Economia Titulo
Indústria cresce 1,33% e confirma recuperação
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
08/06/2004 | 22:35
Compartilhar notícia


As vendas da indústria de transformação brasileira subiram 1,33% em abril em relação a março, segundo o boletim Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Na comparação com abril de 2003, a alta foi de 17,92%. O nível de emprego na indústria também aumentou em 0,93% na comparação com abril do ano passado, segundo o levantamento. O salário líquido real do trabalhador industrial apresentou a alta mais expressiva: 8,51% no mesmo período.

A utilização da capacidade industrial instalada no país manteve-se estável em abril: 81,2% contra 81,3% em março. Em 2003, no mesmo mês, a utilização era de 79,6%. As horas trabalhadas na indústria tiveram aumento de 0,64% em relação a março e 3,07% em relação abril de 2003.

Os indicadores da CNI são definidos por informações obtidas em cerca de 3 mil grandes e médias empresas de 12 Estados brasileiro.

O analista de política econômica da CNI, Paulo Mol, que participou da elaboração da pesquisa, vê os números com otimismo. "Eles são indicativos claros de uma retomada da economia brasileira. As exportações ainda são o grande motor de nosso crescimento, mas já podemos identificar uma retomada da capacidade de consumo interna brasileira em decorrência desses resultados", afirmou.

O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André, Shotoku Yamamoto, também acredita que o mercado interno esteja se reforçando, o que daria mais estabilidade ao crescimento da indústria. "Sempre tive receio de que o mercado externo crescesse e o interno se retraísse, mas acho que isso não está ocorrendo. A renda obtida com as exportações ajuda o fortalecimento do poder de compra do trabalhador."

Yamamoto afirmou que o Brasil está mais próximo das condições ideais para um crescimento sustentado. "As contas externas estão menos vulneráveis, e saímos da crise de 2003. Se nada de grave acontecer na economia internacional, a tendência é aumentar o ritmo de crescimento em nossa atividade industrial."

Emprego – A elevação do nível de emprego e dos salários líquidos reais na indústria começa a se tornar mais perceptível, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo. "Os dados da CNI reforçam que o crescimento da economia tem reflexos positivos sobre o emprego. Isso é um bom sinal, mas agora temos de trabalhar seriamente para acelerar esse processo de aumento de vagas e salários", afirmou.

O sindicalista aponta a oferta de novas linhas de crédito com juros baixos para a população como fator de influência no fortalecimento da capacidade de consumo brasileiro – um dos pontos principais, segundo Feijóo, do crescimento apontado pela CNI. "Estou vendo algo novo acontecendo na economia nacional, especialmente a oferta de crédito a bom preço para os trabalhadores. E isso é positivo, como qualquer ação que vise ao crescimento", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;