Internacional Titulo
Papa Bento XVI realiza sua primeira visita de Estado à Itália
Da AFP
23/06/2005 | 14:54
Compartilhar notícia


O papa Bento XVI faz nesta sexta-feira sua primeira visita à Itália desde sua eleição como pontífice em um momento delicado das relações entre os dois Estados. Recentemente, o Vaticano foi acusado de interferir nos assuntos italianos.

A decisão do papa de apoiar publicamente a posição dos bispos italianos a favor da abstenção no referendo italiano de 12 e 13 de junho - sobre a lei de fecundação assistida - foi qualificada como uma "ingerência" indevida do Vaticano nos assuntos internos da Itália.

O papa, residente há 20 anos na Itália, será recebido com todas as honras no Palácio do Quirinale pelo presidente Carlo Azeglio Ciampi.

Ciampi deve aproveitar a ocasião para insistir na característica leiga do Estado italiano, um tema que tem provocado tensões entre as duas partes. O presidente considera o caráter leigo do Estado um dos pontos principais da Constituição de 1948.

Bento XVI será escoltado por um grupo de soldados a cavalo a partir da Praça Veneza, no centro, até o palácio presidencial, residência dos papas até 1870, onde será recebido pelas principais autoridades da península, entre elas o chefe de governo, Silvio Berlusconi, e os presidentes da Câmara e do Senado.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;