Sabores&Saberes Titulo Sabores & Saberes
A doença coronariana e suas causas
Antonio Carlos do Nascimento
04/11/2024 | 08:04
Compartilhar notícia
Fernandes


As artérias coronárias são os vasos responsáveis por fornecer sangue rico em oxigênio e nutrientes para a musculatura cardíaca e alterações em sua estrutura podem gerar danos cardíacos potencialmente mortais e não por menos a doença coronariana está entre as principais causas de óbito em todo o mundo.

O comprometimento coronariano mais temido é a aterosclerose, condição resultante da deposição de placas gordurosas abaixo dos assoalhos dos vasos sanguíneos, que estreita progressivamente a luz vascular provocando injúria da musculatura cardíaca. 

Se este processo evoluir sem intercorrências progredirá até que a oferta de oxigênio passe a não ser compatível com a necessidade do músculo cardíaco e então ocorrerá dor precordial aos esforços, a conhecida angina, contudo, se houver descolamento do assoalho que encobre a placa, haverá a formação de um coágulo que ocluirá abruptamente este vaso e tudo que for nutrido por ele entrará em sofrimento, o infarto.

A aterosclerose pode ocorrer em qualquer setor orgânico e as causas mais importantes são tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados) e sedentarismo.

Fazer exercícios físicos e não fumar são opções pessoais, enquanto hipertensão arterial e dislipidemia são doenças constitucionais, mas tratáveis, porém, o avassalador diabetes é tratável e especialmente evitável, ao menos em sua versão mais comum, o tipo 2.

A maior parte dos diabéticos se origina de distorções metabólicas relacionadas ao excesso ponderal e a reversão para peso aceitável retorna o perfil glicêmico para a normalidade, o que torna o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade a atitude mais lúcida a ser tomada, que embora reduza brutalmente os ganhos de setores da indústria farmacêutica, solucionará o martírio de centenas de milhões de seres humanos. Simples assim!

Antonio Carlos do Nascimento é doutor em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;