Economia Titulo
Portugal não vai intervir em possíveis negociações entre Varig e TAP
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
06/05/2005 | 19:58
Compartilhar notícia


O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Diogo Freitas do Amaral, disse nesta sexta-feira que o governo português não vai interferir em possíveis negociações entre a Varig e a empresa estatal aérea portuguesa TAP. Este processo, segundo ele, pertence às empresas e às entidades brasileiras.

Em comunicado oficial, a Varig negou que haja qualquer proposta da companhia portuguesa até agora. Cotundo, o ministro português fala que duas empresas, incluindo a TAP, são "candidatas" à compra de ações da Varig.

"Apenas verificamos com satisfação que há duas empresas portuguesas, uma pública e outra privada, que se candidatam, juntamente com outras, para a compra dos 20% que a Varig pôs a venda", esclareceu após um encontro com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim. A outra empresa a que Diogo refere-se é a do Grupo Pestana, também interessada em participar da reestruturação societária da Varig, que enfrenta problemas financeiros.

Amorim informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler português conversaram nesta sexta-feira sobre este assunto, mas que ele não foi prioritário durante as discussões. "O assunto foi efetivamente mencionado na conversa com o presidente Lula, por iniciativa dele, que recebeu um telefonema do primeiro-ministro de Portugal para tratar do assunto".

Para o ministro brasileiro, se este negócio se concretizar "de acordo com a legislação brasileira e for bom para os dois países será ótimo, mas terá de ser estudado tanto pelos acionistas quanto pelas entidades regulatórias no Brasil".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;