Setecidades Titulo Memória
Este banco não acabou. Sua história é preservada. Lembrada coletivamente. Contada pela gente da foto. Os bancários do Bamerindus.

Ao inaugurar cerca de 200 agências, em 1989, Andrade Vieira colocou o Bamerindus na segunda posição entre os bancos privados do País com pouco mais de mil agências por todo o Brasil

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/11/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Cf. Milton Parron, em seu blog, lembrando que José Eduardo de Andrade Vieira sucedeu ao pai, Avelino Antonio Vieira, fundador, em 1929, na cidade de Tomazina (PR), daquele que seria o Banco Bamerindus do Brasil.

"O tempo passa, o tempo voa, e a Poupança Bamerindus continua numa boa”.

Jingle do início dos anos 1990 que imortalizou o Bamerindus.

Em sua trajetória, o Banco Mercantil e Industrial do Paraná incorporou vários outros bancos, entre os quais o Banco de São Caetano do Sul. Sofreu intervenção do Banco Central em 1997 e, em 1998, teve uma parte incorporada pelo HSBC e outra parte pelo próprio BC.

O Bamerindus se foi. Permanece sua história. E os detalhes são revividos anualmente por antigos colaboradores, que se reúnem para lembrar tempos nem tão antigos, como ocorreu no último 25 de outubro – data do 17º encontro.

Entre os colaboradores Bamerindus, Luadir Grechi, com história em Mauá e residência em Santo André; a cada ano ele vem informando à Memória sobre esse congraçamento dos colegas.

A MATRIZ

No Palácio Avenida, em Curitiba, ficava a sede do Bamerindus. Edifício histórico, da segunda metade da década de 1920, famoso pelo espetáculo de Natal. 

A festa do Natal deste ano no Avenida deverá ocorrer nos dias 14 e 15 de dezembro. Será o 34º espetáculo de luzes, cores e encenações nas fachadas do prédio. 

As avenidas em torno ficam tomadas de moradores e turistas, o que motivou espetáculos do gênero na nossa Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

FOTOS

Amigos da foto, amigos do Bamerindus: cada um de vocês deve ter uma foto dos seus tempos de banco. Em suas mesas de trabalho, em festinhas de confraternização, em reportagens publicadas no jornal da empresa. Um chaveiro, um calendário, um cinzeiro com o timbre do banco. Tudo isto é história.

Reproduzam e enviem uma cópia à Memória. Luadir é o nosso interlocutor. Colaborem com a construção desta memória particular que, no conjunto, se transforma em memória coletiva. 

  

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Divulgação

HISTÓRIA PRESERVADA. Eles trabalharam no Bamerindus e se reuniram pela 17ª vez; no quadro, seus nomes; no destaque, o edifício no Centro de Curitiba, o Palácio Avenida, sede do antigo banco

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 4 de novembro de 1994 – Edição 8849

MANCHETE – Comando Vermelho chega à Anchieta.

Autoridade militar informava que traficantes podiam estar refugiados às margens da rodovia, em favelas de Cubatão.

GREVE – Três mil servidores de São Bernardo interditavam as ruas em volta do Paço. Protestavam contra o fim das negociações salariais por parte do prefeito Walter Demarchi.

GASTRONOMIA – Depois de oito anos, restaurante Binder era reaberto em São Bernardo com o apelo da cozinha alemã.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

São Carlos e São Sebastião da Grama (SP)

Campina da Lagoa e Ubiratã (PR)

Croebe e Iracema (Roraima)

São José do Seridó (RN).

HOJE

Dia do Inventor

Dia do Oficial da Reserva

Dia da Favela 

São Carlos Borromeu

3 de novembro

Italiano de Arona, Lombardia, 1538 - 1584). Foi arcebispo de Milão.

Ilustração: Arquidiocese de Manaus (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;