Nacional Titulo
Cheia aumenta vazao da Usina Jupiá
Do Diário do Grande ABC
19/01/1999 | 17:38
Compartilhar notícia


A Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá), em Castilho, no noroeste paulista, abriu as comportas e está lançando no Rio Paraná o dobro da vazao das épocas normais. O nível do rio subiu mais de quatro metros e alagou uma vasta área, principalmente de pastagens nos municípios de Três Lagoas e Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. Do lado paulista, o barranco é mais alto e apenas as regioes de pântanos foram alagadas.

A vazao desta terça e a previsao para quarta anunciada pela Companhia Energética de Sao Paulo (CESP) é de 11 mil metros cúbicos por segundo. Muito menor que a primeira grande vazao registrada na barragem de Porto Primavera que é de 14 mil metros cúbicos por segundo. A capacidade de retençao de água na barragem de Ilha Solteira está se esgotando. Em duas semanas o nível do reservatório, que tinha 45% de volume ocupado, subiu para 70%.

Segundo os técnicos, há uma tendência de queda no volume d'água nos próximos dias por causa da diminuiçao das chuvas nas bacias dos rios Parnaíba e Grande que formam a bacia do Paraná.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;