Economia Titulo 'Plano de investimentos'
Volkswagen fechará fábricas, diz sindicato alemão

Entidade afirma que serão encerradas as atividades em três plantas e fala em demissões

Nilton Valentim
28/10/2024 | 20:41
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução

ouça este conteúdo

Está nos planos da Volkswagen o fechamento de três das fábricas que mantém na Alemanha e demitir “dezenas de milhares” de funcionários, segundo informa o sindicato industrial alemão IG Metall. No Brasil, a montadora reafirma planos de investimentos. 

A chefe do Conselho de Trabalhadores da Volkswagen, Daniela Cavallo, fez um discurso na principal fábrica da empresa, em Wolfsburg, na manhã desta segunda-feira (28) e disse que os planos incluem reduzir salários em 10% e congelar reajustes salariais nos dois próximos anos. Segundo ela, a empresa pretende ainda “reduzir o tamanho de todas as fábricas restantes na Alemanha”. “Em termos concretos, isto significa eliminar ainda mais produtos, volumes, turnos e linhas de montagem inteiras. Todas as fábricas alemãs da VW serão afetadas”, afirmou.

A montadora alemã recentemente cortou suas previsões de vendas e rentabilidade para este ano, diante da intensa concorrência da China e de elevados custos de produção no mercado doméstico. A Volkswagen já havia adiantado que estava considerando o fechamento de fábricas, como parte de uma estratégia de redução de custos e reestruturação que tem objetivo de manter sua competitividade.

A empresa recusou-se a comentar rumores sobre negociações confidenciais com a IG Metall e o conselho de trabalhadores, mas disse que se encontra em um momento decisivo de sua história corporativa. O diretor de pessoal Gunnar Kilian disse em uma declaração oficial que “o fato é que a situação é grave e a responsabilidade dos parceiros negociadores é enorme”.

BRASIL

Questionada, a Volkswagen do Brasil informou que “a marca tem uma história sólida de 71 anos no Brasil, sendo em 2024 a marca de volume que mais cresce em número de unidades vendidas. Além disso, reforçou recentemente o seu protagonismo com o anúncio de um novo ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões e o lançamento de 16 s carros até 2028”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;