Economia Titulo
Bolsa de Milao fecha em alta de 1,11%; Madri sobe 0,41%
Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 16:42
Compartilhar notícia


A Bolsa de Valores de Milao fechou com o índice Mib-30 em alta de 510 pontos (1,11%), em 46.461 pontos. De acordo com traders, a alta do mercado foi liderada pelas açoes do Mediobanca e seus aliados históricos.

Essas açoes foram impulsionadas pelas notícias sobre a morte do presidente honorário do Mediobanca, Enrico Cuccia. Os papéis do Mediobanca começaram a subir antes mesmo da confirmaçao da morte de Cuccia e terminaram o dia com alta de 6,9%.

A Compart, que tem uma aliança com o Mediobanca, registrou alta de 6,8%. Outros aliados do Mediobanca também registraram ganho, como: Gemina +6,5% e Holding di Partecipazioni Industriali +5,1%.

Enrico Cuccia era considerado a mais importante personalidade financeira da Itália do pós-Guerra e teve participaçao nos principais negócios abertos no país.

Segundo traders, a morte de Cuccia coloca um fim numa era na Itália e pode ser o início da modernizaçao do sistema financeiro do país, tornando-o menos suscetível a um pequeno grupo fechado. "Ele fez milagres quando estava vivo e mais ainda após sua morte", disse um trader.

Em Madri, o índice Ibex-35 fechou em alta de 42,60 pontos (0,41%), em 10.533,10 pontos. De acordo com traders, as açoes de empresas de serviços públicos lideraram a alta do mercado, impulsionadas pelo anúncio de reforma econômica que prevê a abertura dos setores de energia e de telecomunicaçoes do país.

Segundo traders, o anúncio nao foi uma surpresa para o mercado. Embora os detalhes nao estejam disponíveis, o pacote geral deixou uma impressao positiva.

Um dos principais pontos é a previsao de abertura completa do setor de gás natural e de eletricidade da Espanha até 2003 - cinco anos antes do inicialmente planejado.

O anúncio acabou com as incertezas geradas nos últimos meses, que vinham pressionando o setor de energia. Entre as principais altas, destaque para: Endesa +0,6%, Hidroelectrica del Cantabrico +4,1% e Repsol +2,0%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;