Política Titulo
Lula quer México em aliança regional da América Latina
Do Diário OnLine
Com AFP
06/08/2007 | 14:32
Compartilhar notícia


No seu primeiro dia de visita oficial ao México, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de exaltar a necessidade do país que faz fronteira com os Estados Unidos para que a América Latina possa ter mais força tanto nas questões políticas, quanto comerciais. "Brasil e México precisam começar a sonhar com uma nova integração dos países da América Latina", declarou Lula nesta segunda-feira, durante encontro com o presidente mexicano, Felipe Calderón.

"Quero chamar os empresários do Brasil e do México para que possamos não só trabalhar em investimentos de infra-estrutura, mas também para que o México definitivamente olhe para o sul", afirmou Lula.

Ao participar de uma reunião de empresários junto com seu colega Calderón, o presidente brasileiro garantiu que seu país está interessado em fabricar biocombustíveis junto ao México. "Queremos contar com o México para a produção de biocombustíveis, o Brasil está prestes a colaborar com o México neste quesito", completou o brasileiro, que prevê assinar um acordo de cooperação energética com seu colega mexicano.

Calderón agradeceu o convite do Brasil para que o México participe mais da América Latina e afirmou que, "apesar da posição geográfica do México estar no norte, nosso coração está com a América Latina".

Os dois presidentes realizam nesta segunda-feira uma reunião privada e posteriormente assinarão um acordo de cooperação energética para biocombustíveis e petróleo, o ponto principal da agenda da visita oficial de Lula ao México. Também serão assinados acordos em matéria de assistência jurídica penal, proteção a consumidores, cooperação para prevenção do tráfico de imigrantes, transferência de presos e criação de um grupo de estudos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;