ouça este conteúdo
|
readme
|
Uma multidão em rosa marchará neste domingo (27) pela região central de Santo André. E nos 20 minutos de trajeto, entre a largada no Paço Municipal de Santo André e a chegada no Parque Celso Daniel, o objetivo é um só: trazer visibilidade para a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce a uma das doenças que mais mata mulheres no País, o câncer de mama.
A caminhada promovida pela ONG Viva Melhor, que auxilia mulheres diagnosticadas há mais de 20 anos em Santo André, concentra participantes nesta edição às 7h30. O evento havia sido programado para o último final de semana, mas foi reagendado devido às mudanças climáticas que trouxeram chuva.
Para além do momento de união em prol da causa e desconcentração, a fundadora e presidente da associação, Vera Emília, destaca que a mobilização é importante para apoiar também àquelas que receberam o diagnóstico de câncer há pouco tempo: “apoio é fundamental, elas automaticamente se recolhem, têm medo e pensam que vão morrer. Pode ser um momento difícil, mas para quem está em volta é, na verdade, tempo de dar suporte. Falo isto porque até a família adoece junto e às vezes não sabe bem como ajudar, tanto na parte emocional, como física”.
CORRENTE DE SOLIDARIEDADE
Vera também já foi uma das pacientes e venceu a doença em 1996. Foi a partir das experiências, que, junto a falecida amiga Terezinha Cipriani, fundou a organização andreense sem fins lucrativos, hoje com mais de 50 voluntárias. O grupo está engajado no acolhimento de outras mulheres, doação de prótese mamárias para todo País e no empréstimo de perucas: “para os casos de alopecia, por exemplo, a gente até doa as perucas, porque o cabelo neste caso não cresce novamente”, explica.
Segundo ela, sutiãs também são vendidos a preço de custo no espaço e pequenos detalhes rodeiam as ações. Este é o caso da entrega de uma almofada vermelha às interessadas, em formato de coração, para que a paciente possa apoiar o braço após a cirurgia de extração de nódulo ou mastectomia - procedimento em que toda a mama é retirada.
VESTINDO A CAMISA DA CAMPANHA
Para conhecer, ajudar ou se beneficiar do trabalho, é possível visitar a Viva Melhor de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 16h45, pela entrada lateral da UBS do Centro de Santo André, localizada na Rua Campos Sales, 575.
No ponto, ainda estão a venda camisetas confeccionadas para a caminhada do dia 20, ao preço de R$ 30. A compra também pode ser feita pelo canal de informações da ONG, o WhatsApp 11976292619.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.