Editorial Titulo Editorial
Acaso ou negligência?
Da Redação
18/10/2024 | 09:32
Compartilhar notícia


Os efeitos das mudanças climáticas, que estão se acentuando, exigem nova postura das autoridades. Um fato trágico ocorrido na última sexta-feira, durante o temporal que atingiu o Grande ABC, levanta questionamentos sobre a responsabilidade da administração de Diadema. A morte de um homem na Rua Itanhaém, no bairro Casa Grande, inicialmente tratada como fatalidade decorrente das condições climáticas extremas, agora pode ser interpretada sob outra ótica. Na sessão desta quinta-feira da Câmara de Diadema, veio à tona um documento que sugere que o episódio poderia ter sido evitado caso ações preventivas tivessem sido adotadas pelo poder público.

O documento em questão, assinado pelo vereador Cabo Ângelo (MDB) e protocolado na Secretaria de Meio Ambiente em novembro de 2021, alertava para os riscos oferecidos pela vegetação localizada exatamente na via em que árvore que caiu sobre o morador, uma semana atrás, causando sua morte e enlutando familiares e amigos. À época, o legislador solicitou a poda de galhos que se emaranhavam na rede elétrica e ofereciam perigo à integridade física dos moradores e pedestres que passassem pela Rua Itanhaém. A ausência de resposta efetiva ou de medidas corretivas por parte da gestão da cidade expõe uma falha grave que vai além do desgaste natural do tempo ou da intensidade da chuva.

A tragédia abre espaço para discussão mais ampla sobre a responsabilidade das administrações públicas na manutenção das áreas urbanas e no cumprimento de alertas e demandas feitas pelos próprios representantes locais. A gestão do prefeito José de Filippi Júnior (PT) deve explicações à população. Cabe agora apurar com rigor se houve negligência no atendimento às solicitações de segurança que poderiam ter evitado a perda de uma vida. A morte do diademense evidencia a importância de uma gestão responsável e atenta aos riscos ambientais, sobretudo quando o aviso é dado com antecedência. Não se pode permitir que desastres anunciados sejam tratados como mero acaso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;