Política Titulo Em São Bernardo
Alex e Marcelo partem para o ataque em debate

Candidatos a prefeito em São Bernardo deixaram de lado a cordialidade do 1º turno das eleições

Angelica Richter
17/10/2024 | 21:55
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução

ouça este conteúdo

Os candidatos ao Executivo de São Bernardo Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania) deixaram a cordialidade dos três debates realizados no primeiro turno das eleições e nesta quinta-feira, no g1, partiram para fortes ataques pessoais. 

A mudança de postura reflete a disputa acirrada entre ambos no 2º turno. Na primeira pesquisa de intenções de voto da segunda etapa da eleição, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do Diário e registrado no TSE sob número SP-03979/2024, Marcelo Lima aparece com 46,1% e Alex, com 41,1%. No primeiro turno, o podemista conquistou 28,6% dos votos, contra 26,5% do cidadanista. 

Apesar de estarem em empate técnico, tendo em vista que a margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais, a diferença na intenção de votos pró-Lima parece ter motivado Alex a ser mais agressivo e trazer para o primeiro bloco do debate a acusação segundo a qual Marcelo Lima estaria impedido de assumir secretaria municipal. O mediador, José Roberto Burnier, chegou a intervir para que o prefeiturável se limitasse aos temas propostos.

“(Se) A Justiça não lhe permite ser secretário, como você quer ser prefeito? O candidato Marcelo Lima é réu por corrupção, teve mandato (como deputado federal) cassado. Responda: tem ou não medida que o impede de ser secretário?”, questionou Alex, pergunta repetida várias vezes durante o debate.

Em resposta, Marcelo Lima afirmou que o cidadanista receberia oficialmente um processo e que, assim que terminasse o debate, tomaria um café com o prefeito Orlando Morando (PSDB) na Prefeitura (leia texto abaixo). “Você votou em mim em 2020, mas faz parte do governo que está acusando de corrupção.” 

O podemista afirmou, ainda, que Alex ligou para Orlando Morando pedindo apoio no 2º turno. “Se o governo dele não presta, por que ligou pedindo apoio? Morando o magoou quando falou que Alex não está pronto para ser prefeito. Está nervoso porque não pode ser contrariado”, ironizou. 

Alex rebateu, dizendo que ligou para o prefeito a pedido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “O prefeito não fez o que havia prometido (ao governador). Inclusive, me falou que você pediu a suspensão do processo. A Flávia (Morando, União Brasil, candidata governista derrotada no 1º turno) disse que não vinha aos debates porque você era condenado e não podia entrar na Prefeitura. Agora, é sua aliada”, atacou. 

Candidatos debatem segurança e saúde 

Em meio ao toma-lá-dá-cá de acusações protagonizado pelos candidatos à Prefeitura de São Bernardo durante debate no g1, nesta quinta-feira, Marcelo Lima (Podemos) afirmou que Alex Manente (Cidadania), seu adversário no segundo turno das eleições, não tem experiência de gestão. 

Lima acusou-o, ainda, de afirmar que trouxe R$ 100 milhões para São Bernardo sem que o valor conste no Portal da Transparência. “O candidato não tem preparo. É o marqueteiro quem faz as propostas para ele. Procurei e não achei esse valor”, disse.

Alex contrapôs a acusação, afirmando que seu papel como deputado não é fazer obras, mas trazer recursos para a cidade, e que o valor é do Orçamento de Guerra – medida que possibilitou separar os gastos para combate à Covid-19 das despesas do Orçamento-Geral da União. “(Fui eu quem) Trouxe mais recursos para São Bernardo. O Hospital de Urgência tem parte dos recursos decorrente do meu trabalho. (Trouxe para a alça do) km16 da Anchieta, que não sai por fraqueza da Prefeitura em fazer obras.”

TEMAS

A proposta do g1 era discutir promessas feitas pelos candidatos nos debates do primeiro turno. Marcelo Lima afirmou que participou da entrega dos hospitais de Urgência e da Mulher, e citou projetos de seu programa de governo. “Vamos entregar o Hospital Infantil Municipal, o de Olhos e o Hospital do Idoso. Teremos o Cartão SBCSaúde, o Corujão da Saúde, o Hospital de Urgência aberto 24h e, a partir de 1º de julho (de 2025), não teremos mais fila de espera para consultas, exames e cirurgias”, destacou.

Alex rebateu dizendo que São Bernardo tem a pior Saúde do Grande ABC e da região metropolitana. “Vamos trazer o modelo de Saúde de Santo André e São Caetano. Implementar o Poupatempo da Saúde e abrir o Hospital de Urgência”, pontuou. 

O cidadanista também questionou Marcelo Lima sobre o que pretende fazer em relação à segurança pública, tendo em vista que o candidato, quando ainda era deputado federal, teria votado contra projeto que aumentava a pena de quem praticasse furto e roubo. Depois, Marcelo apresentou nas redes sociais declaração escrita de voto favorável ao aumento da pena.

O podemista afirmou que vai dobrar o número de GCMs (guardas-civis municipais) e de viaturas, ampliará o videomonitoramento da cidade, instalará inspetorias móveis e fixas, entre outros. Alex citou como propostas a intensificação de ações com o Estado e instalação de Muralhas Eletrônicas.

Podemista cumpre promessa e toma café com Morando na Prefeitura 

O candidato do Podemos ao Executivo de São Bernardo, Marcelo Lima, cumpriu o que prometeu ao adversário no segundo turno das eleições, Alex Manente (Cidadania), durante debate no g1, e tomou café ainda nesta quinta-feira com o prefeito Orlando Morando (PSDB), no Paço. 

“Para provar que você mente, saindo daqui vou tomar café com Morando lá na Prefeitura”, disparou Marcelo, ao ser acusado pelo cidadanista de não poder entrar no prédio do Paço, nem de assumir secretaria, em decorrência de medida cautelar imposta pela Justiça no âmbito da Operação Lix, deflagrada em 2021.

Marcelo Lima postou, em suas redes sociais, a foto tomando café ao lado do prefeito e do presidente da Câmara, Danilo Lima (Podemos), primo do podemista. 

“Hoje, depois do debate no g1, cumpri minha palavra e fui tomar cafezinho na Prefeitura de São Bernardo com o prefeito Orlando Morando. Se Alex falasse a verdade, eu não teria entrado na Prefeitura, mas Alex só mente. Sempre. Lá estive, sendo recebido pelo prefeito Orlando Morando em seu gabinete, relembrando projetos que fizemos juntos e conversando sobre projetos futuros. E Alex? Estava do lado de fora. Sem resultado. Sem proposta e, como sempre, longe da verdade”, ironizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;