A dez dias do 2º turno das eleições municipais, andam cada vez mais inflamados os embates na Câmara de Diadema entre a base aliada ao prefeito e candidato à reeleição, José de Filippi Júnior (PT), e a oposição, que se uniu para apoiar a candidatura do engenheiro Taka Yamauchi (MDB) na segunda fase do pleito. O ambiente anda bastante hostil para o petista. Ontem, o vereador Eduardo Minas (Progressistas), um dos mais combativos da oposição, enviou ao prefeito requerimento no qual cobra explicações sobre a presença de Filippi em uma atividade de campanha na última sexta-feira em horário de expediente, episódio este que acabou gravado e publicado nas redes sociais. Naquela oportunidade, questionado pela reportagem do Diário, a assessoria de imprensa argumentou que o prefeito não cometia nenhuma ilegalidade, mas a explicação não convenceu o progressista. “O uso da máquina pública é vedado na legislação eleitoral e administrativa, merecendo destaque, inclusive, em nossa Constituição. Urge que os esclarecimentos sejam prestados, para que a população saiba como estão sendo empregados os recursos dos impostos”, justifica o oposicionista. Que a população expresse, nas urnas, sua avaliação sobre o episódio.
Bastidores
Força
Marcelo Lima (foto), candidato do Podemos à Prefeitura de São Bernardo, que disputa o 2º turno contra Alex Manente (Cidadania), reuniu-se ontem com mais de 20 vereadores – 17 em exercício, dois suplentes e quatro recém-eleitos – no Jardim Chácara Inglesa. Acompanhado do prefeito Orlando Morando (PSDB), Lima consolidou o apoio da maior bancada da cidade para a segunda etapa das eleições. “Dos 28 vereadores na Câmara, 17 apoiam a candidatura que representa experiência, trabalho e resultado”, disse.
Neutralidade – 1
O PCdoB, que integra a Federação Brasil da Esperança, junto com PT e PV, decidiu pela neutralidade no 2º turno das eleições municipais em São Bernardo, que será disputado pelo ex-vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos) e pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania). Na primeira etapa da disputa, o partido apoiou a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que ficou no terceiro lugar, com 96.426 votos, ou 23,1% do total.
Neutralidade – 2
Em comunicado, o PCdoB argumenta que não há como caminhar com o candidato Alex Manente, pois o cidadanista “representa a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários e o aumento do IPVA, além de se alinhar atualmente a um campo político inimigo da democracia”. Por outro lado, também rejeita Marcelo Lima, que “representa a continuidade da administração que não é desejada pela cidade”.
Fake news
A Prefeitura de Diadema emitiu comunicado para repudiar notícia que circula na internet dando conta de que serão criadas vagas de Zona Azul (estacionamento rotativo) nos bairros Serraria e Marilene. O vídeo em questão mostra, segundo a Prefeitura, a revitalização da sinalização horizontal, de solo, para evitar acidentes, próximo ao mercado Joanin. A sinalização estava apagada e os motoristas estavam ingressando na contra-mão. “A Prefeitura reforça que fake news são nocivas à sociedade e à democracia”, alega.
Apoio
O deputado estadual Alex Madureira (PL), que tem base eleitoral em Piracicaba, publicou vídeo nas redes sociais em apoio à candidatura de Taka Yamauchi (MDB), que disputa o 2º turno das eleições em Diadema contra o prefeito José de Filippi Júnior (PT). “Taka tem experiência de verdade para mudar a realidade da cidade”, comentou o liberal.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.