Internacional Titulo
Homem condenado à morte nos EUA vira cidadão honorário em Paris
Das Agências
05/12/2001 | 16:27
Compartilhar notícia


O jornalista negro americano Mumia Abu Khamal, condenado à morte em seu país por um assassinato que sempre negou, recebeu o título de "cidadão honorário" em Paris. A última personalidade a receber o título havia sido o pintor espanhol Pablo Picasso, em 1971. A iniciativa de premiar o jornalista partiu do Partido Comunista Francês (PCF).

O Conselho municipal de Paris votou terça-feira a favor desta proposta, mas os partidos de direita não participaram.

"Numerosas personalidades, entre elas a ex-primeira-dama francesa Danielle Mitterrand, pediram pessoalmente ao prefeito de Paris para aceitar a proposta", informou o PCF em comunicado, acrescentando que vários representantes do partido visitarão Mumia Abu Kamal este mês nos Estados Unidos, quando completará 20 anos de prisão.

Abu Khamal, um ex-jornalista e membro do grupo radical Black Panthers nos anos 60, foi condenado à morte por ter atirado a sangue frio contra o policial Daniel Faulkner, em 1981.

O militante, de 45 anos, foi condenado em 1983 e sempre alegou inocência. Os recursos apresentados na apelação nunca foram aceitos. Sua execução, por injeção letal, foi atrasada diversas vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;