Começa nesta sexta-feira (11) a programação de cinema gratuito do Cineclube da ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André) de outubro terá início amanhã. Há sessões programadas também para as sextas-feiras, dias 18 e 25 de outubro. As sessões acontecem sempre às 19h, no equipamento cultural A Casa, localizado na Avenida Industrial, 1.740, bairro Campestre.
A iniciativa é fruto de uma parceria da ELCV com o Museu da Imagem e do Som (MIS), por meio do programa Pontos MIS e com o Cineclube Helena Ignez, um projeto da sociedade civil de valorização do cinema, contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
O Cineclube Helena Ignez é o responsável pela seleção dos filmes desta sexta-feira (11), a Mostra de Cinema Independente II. Serão exibidos quatro curtas-metragens selecionados pela curadoria do projeto.
O primeiro a ser apresentado será o documentário La Espera, de Danilo do Carmo e Jakob Krese, que busca retratar o sofrimento e a vulnerabilidade dos imigrantes que arriscam a vida na travessia da fronteira dos Estados Unidos. Em seguida será exibido o curta Mama – Africanos em São Paulo, com a trajetória da senegalesa Diamu Fallow Diop, conhecida popularmente como Mama África, para promover um olhar sobre a diversidade cultural dos povos africanos.
A sessão traz ainda o filme Fui à feira de Ana Carolina Aliaga e Vitória Marques, que leva o espectador para passar um dia no fluxo da Feira Livre Aclimação em São Paulo. E, por fim, será exibido o curta O barco, de Rodolpho Pinotti, filme que conta a história de uma adolescente que parte para conhecer o mundo, deixando sua mãe na ilha onde viviam e depois retorna cheia de memórias e paixões.
Nesta noite haverá também conversa com os convidados Gabriel Gomes e Rafael Aquino.
No dia 18, a programação, fruto da parceria com o MIS, traz às 19h o curta Ce Zici, exibido na mostra Moldava em 2021, e o filme Tudo o que você podia ser, dirigido por Ricardo Alves Jr. e exibido este ano na Sessão Vitrine Petrobrás, projeto de distribuição de filmes brasileiros em cinemas comerciais.
No dia 25, também por meio da parceria com o MIS, a programação traz o curta 9 Vieti, de 2019, também da mostra Moldava, e o filme Nada será como antes – a música do Clube da Esquina, dirigido por Ana Rieper e lançado em março deste ano, também com participação da Sessão Vitrine Petrobras.
PROGRAMAÇÃO
“La espera”, de Danilo do Carmo e Jakob Krese
“Mama - Africanos em São Paulo”, de Rafael Aquino
“Fui à feira”, de Ana Carolina Aliaga & Vitória Marques
“O barco”, de Rodolpho Pinotti
Classificação: 10 anos
Tempo: 70 min
Data: 18/10, 19h
Curta “Ce Zici” (Mostra Moldava)
“Tudo o que você podia ser”, direção de Ricardo Alves Jr.
Classificação: 12 anos
Duração: 73 min
Data: 25/10, 19h
Curta “9 Vieti” (Mostra Moldava)
“Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina”, direção de Ana Rieper<QA0>
Classificação: 10 anos
Duração: 78 min
Local: A Casa
Endereço: Avenida Industrial, 1.740 - Bairro Campestre – Gratuito
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.