Política Titulo Eleições 2024

Grande ABC inicia votação eleitoral para prefeitos e vereadores

No Grande ABC, 33 candidatos majoritários disputam sete prefeituras; 2.419 postulantes concorrem à vereança

06/10/2024 | 07:45
Compartilhar notícia
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Urnas abertas. Eleitores começam a decidir o futuro político das sete cidades do Grande ABC. Votação segue até as 17h nas sete cidades.

Ao todo 2,15 milhões de eleitores estão aptos a votar - 79,7% do total de habitantes da região, estimado em 2,697 milhões de pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)-. São 33 candidatos majoritários na disputa por sete cadeiras - uma em cada cidade - e 2.419 postulantes à vereança.

O voto feminino é maioria, com 1,142 milhão de mulheres (53,2% do total). Os homens são 1,005 milhão, o que corresponde a 46,8% do eleitorado.

DGABC

O eleitor deve ficar atento. A prática de boca de urna - quando cabos eleitorais entregam materiais de campanha ou pedem voto - no dia da eleição é proibida e considerada crime. Em caso de violação das regras, as autoridades policiais e/ou eleitorais devem ser comunicadas.

Para votar, o eleitor pode apresentar qualquer documento original e oficial com foto ou o E-título.

A famosa colinha, com os números dos candidatos, pode ser levada até a urna. Celulares ou qualquer outro equipamento que fotografe ou grave vídeos são proibidos na cabina de votação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;