Cena Política Titulo Cena Política
O que está por trás do ‘corujão’ em S.Bernardo?
Da Redação
05/10/2024 | 14:09
Compartilhar notícia
Gilmar


O que está por trás da decisão do presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (Podemos), primo do prefeiturável Marcelo Lima (Podemos), de marcar para as 22h20 de ontem, antevéspera do 1º turno das eleições municipais, a apreciação do pedido de impeachment do prefeito Orlando Morando (PSDB), o oitavo desde o início do mandato do tucano? Para responder a essa pergunta, é preciso ter em mente que político que é político raramente estica a corda a ponto de rompê-la, prefere mandar um recado.

Fontes ouvidas pela reportagem revelaram que a candidatura de Marcelo Lima estava incomodada com a mudança na estratégia da candidata governista, Flávia Morando (União Brasil), que adotou tom mais agressivo nas redes sociais contra seus adversários. Em um vídeo publicado na última quinta-feira, por exemplo, Flávia ‘ensina’ uma “receita dos velhos políticos da oposição” com “ingredientes indigestos” para governar a cidade. Na peça, Flávia associa Marcelo Lima ao açaí, de cor roxa (igual à usada pelo podemista na campanha) e “proibido de ocupar cargos públicos”. Alex Manente (Cidadania), por sua vez, é associado à melancia, “verde por fora e vermelho por dentro”. Marcelo Lima não gostou da brincadeira.

Bastidores

Confirmada

A Justiça Eleitoral confirmou ontem a regularidade da candidatura à reeleição do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL). O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou, por unanimidade, o pedido de recurso movido pela coligação Ribeirão Pires Para Todos, do candidato Gabriel Roncon (Progressistas). O grupo teve descartadas pela Justiça Eleitoral as alegações de que o projeto de Guto Volpi configuraria um terceiro mandato em núcleo familiar – o que, alegavam os oposicionistas, incidiria em inelegibilidade reflexa.

Proibição – 1

A Justiça Eleitoral determinou ontem o recolhimento e proibiu a distribuição de panfletos que fazem ataques ao candidato do PSB à Prefeitura de Rio Grande da Serra, Akira Auriani. Em processo movido contra a atual prefeita e candidata à reeleição, Penha Fumagalli (PSD), o juiz eleitoral André Luiz Rodrigo do Prado Nórcia, da comarca de Rio Grande da Serra, reconheceu a irregularidade do material utilizado para disseminar informações contra Auriani.

Proibição – 2

A liminar foi concedida para garantir a proibição da distribuição dos materiais, sob pena de multa de R$ 1 mil a cada flagrante. Em seu despacho, o juiz determinou, ainda, que “o material encontrado deverá ser apreendido”. “Ficamos felizes com a decisão da Justiça Eleitoral. Eleitores e moradores têm o direito de ter informações claras, verdadeiras, dentro do que é esperado no processo democrático”, declarou Auriani.

Agressão

Assessor da candidata governista à Prefeitura de São Bernardo, Flávia Morando, foi alvo de violência. Vídeo divulgado nas redes sociais mostra o locutor conhecido como Mendes sendo espancado por dois homens. Segundo informações, o assessor foi atacado devido à informação falsa de que estaria “dando em cima” de uma mulher casada. O locutor chegou a ser levado a um hospital, mas já teve alta e passa bem.

Prioridade

Sem comício nem caminhada na véspera do 1º turno, restará ao candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando, votar com o presidente Lula no domingo. Hoje, porém, o chefe do Planalto participará de ato com o prefeiturável do Psol na Capital, Guilherme Boulos, na Avenida Paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;