A concessão da licença ambiental prévia pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a implementação da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará São Paulo ao Grande ABC, é passo importante no processo de melhoria da mobilidade na região. A autorização, que tem validade de cinco anos, atesta a viabilidade ambiental do projeto. Apesar do otimismo gerado por esse avanço, ainda é necessário percorrer um longo caminho, com a concessão de novas autorizações, como as licenças de instalação e operação. O que se destaca, neste momento, é a sinalização de que a obra pode sair do papel e se tornar realidade nos próximos anos – o Estado prevê inaugurar o ramal em 2035.
Com 31,1 quilômetros de extensão, 24 estações e dois pátios de manutenção, a Linha 20-Rosa promete transformar o cotidiano dos moradores da Capital e do Grande ABC. O trecho que conecta a Lapa, em São Paulo, a Santo André deverá trazer mais agilidade e eficiência ao transporte coletivo, especialmente em cidades como Santo André e São Bernardo. Ainda existem muitos desafios burocráticos e financeiros até que o projeto chegue à fase final de operação, o que demanda atenção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Além de buscar os R$ 15 bilhões estimados para a realização do projeto, será preciso manter-se no foco para evitar atrasos no cronograma.
Quando finalizada, a Linha 20-Rosa poderá ser comparada a sistemas metroviários eficientes de regiões metropolitanas ao redor do mundo, como o de Londres, na Inglaterra, que há décadas interliga diferentes partes da cidade com pontualidade e abrangência, ou o de Tóquio, no Japão, conhecido por sua organização e capacidade de atender milhões de passageiros diariamente. A implantação de braço que integre a Capital ao Grande ABC, com o mesmo nível de conectividade observado nesses exemplos internacionais, representa promessa de desenvolvimento sustentável e mobilidade para a região, beneficiando diretamente a população e fomentando o crescimento econômico. O usuário merece.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.