Com previsão de seis estações no Grande ABC e conclusão prevista para 2035, novo ramal passará por Santo André e São Bernardo
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concedeu, no último dia 26, licença ambiental prévia para a a implemen-tação da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará a Capital ao Grande ABC, passando por Santo André e São Bernardo, bem como para o prolongamento da Linha 2–Verde (trecho Vila Madalena-Cerro Corá).
A licença prévia, que tem validade de cinco anos, atesta que o empreendimento é viável ambientalmente e marca o início do processo de licenciamento ambiental. A partir de agora precisam ser concedidas as licenças de instalação e de operação.
A Linha 20-Rosa terá extensão de 31,1 quilômetros, com 24 estações e dois pátios de manutenção entre as estações Santa Marina, na Lapa (Capital), e Santo André. Partindo da região da Água Branca até Santo André, terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela; 5-Lilás e 6-Laranja do Metrô, bem como com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com previsão de ligação à futura Linha 22-Marrom.
Segundo o projeto, o Grande ABC deve contar com seis estações, sendo três em Santo André (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André) e três em São Bernardo (Taboão-Anchieta, Afonsina e Rudge Ramos).
“Além dos benefícios diretos à qualidade de vida da população, o transporte de passageiros pelo modal contribuirá significativamente com o meio ambiente, tendo em vista a provável diminuição da emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa”, destacou a diretora de Avaliação e Impacto Ambiental da Cetesb, Mayla Fukushima.
CONCESSÃO
A concessão à iniciativa privada deve ocorrer em 2026. Após a conclusão da primeira etapa – trecho Santa Marina-Saúde –, prevista para 2030, estima-se que sejam transportados 746,7 mil passageiros por dia. A previsão é de que a Linha 20-Rosa esteja concluída até 2035.
O projeto da Linha 20-Rosa passou a integrar o programa SP Nos Trilhos em junho deste ano, o qual prevê a ampliação do transporte férreo no Estado de São Paulo. Decreto publicado em 3 de junho formalizou a criação do pacote de mobilidade, que engloba 40 projetos de novas linhas ou estações de metrô, trem e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos).
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